O exame avalia o potencial de visão do paciente, através da projeção de uma tabela no fundo do olho.
O resultado é obtido através da leitura dos sinais da tabela.
Sua principal indicação é no pré-operatório de cirurgia de catarata, a fim de estimar os resultados da cirurgia.
Orientações para o paciente: É necessário realizar a dilatação da pupila com colírio. Estar acompanhado de um adulto. Não dirigir por um período mínimo de 4 horas após o exame, ou até que o foco visual esteja totalmente restabelecido. Não é necessário retirar lentes de contato para realização do exame. Caso utilize óculos é necessário trazer a receita do mesmo.
Angiografia fluoresceínica
Exame em que se obtêm imagens da retina utilizando a técnica de injeção do contraste de fluoresceína sódica em uma veia do antebraço ou mão.
Avalia-se o trajeto do contraste nos vasos da coróide e retina.
O exame é indicado no diagnóstico e acompanhamento de afecções oftalmológicas como: retinopatia diabética, retinopatia por hipertensão, alterações da mácula, tumores oculares, etc.
Orientações para o paciente: É necessário realizar a dilatação da pupila com colírio. Realizar pausa alimentar de 2 horas antes do exame. Estar acompanhado de um adulto. Não dirigir por um período mínimo de 4 horas após o exame, ou até que o foco visual esteja totalmente restabelecido.
Biometria Óptica (IOL Master)
Também conhecida como interferometria, a biometria óptica utiliza um feixe luminoso para realizar a medida do comprimento axial do globo ocular. A Biometria Óptica por interferometria dispensa o contato direto com o olho do paciente. Sua principal utilização é para indicar o grau da lente intra-ocular a ser implantada em uma cirurgia de catarata.
Biometria Ultrassônica
A biometria utiliza ultrasom para obter a medida do comprimento axial do globo ocular e das estruturas intraoculares.
Sua principal utilização é para indicar o grau do cristalino artificial (lente intraocular) a ser implantado durante a cirurgia de catarata.
Também serve para o diagnóstico e acompanhamento de patologias que aumentam o tamanho do globo ocular, como o glaucoma congênito.
Orientações para o paciente: Utiliza-se colírio anestésico. Não ocorre alteração visual em decorrência do exame. Caso utilize lentes de contato, retirar antes do exame.
Campimetria Computadorizada
Exame testa, através de estímulos luminosos fornecidos por um computador, a percepção visual para detectar a extensão e profundidade de defeitos do campo visual.
Indicado principalmente para diagnosticar e acompanhar casos de glaucoma, também é utilizado no diagnóstico de algumas patologias neurológicas.
Orientações para o paciente: O paciente deve chegar 20 minutos antes do horário marcado (não haverá tempo hábil para realização do mesmo se o paciente chegar atrasado). Comparecer munido da solicitação médica e receita de óculos, caso utilize.
Crosslinking
Um exame que vem a realizar-se em casos de pacientes que não se adaptam às lentes de contato, o mesmo vem possibilitar a parar a evolução do ceratocone, uma doença não-inflamatória degenerativa do olho na qual as mudanças estruturais na córnea a tornam mais fina e a modificam para um formato mais cônico (ectasia) que a sua curva gradual normal. O ceratocone pode causar distorção substancial da visão, com múltiplas imagens, raios e sensibilidade à luz sendo freqüentemente relatados pelos pacientes. Ceratocone é a distrofia mais comum da córnea, afetando uma pessoa a cada mil, parecendo ocorrer em populações em todo o mundo, embora alguns grupos étnicos apresentam uma prevalência maior que outros. Geralmente é diagnosticado em pacientes adolescentes e apresenta seu estado mais grave na segunda e terceira década de vida.
Quais são os fatores de risco?
O ceratocone é muito mais freqüente em determinadas pessoas, como as portadoras de síndromes genéticas como a síndrome de Down, de Turner, de Ehlers-Danlos, de Marfan, pessoas com alérgicas e portadoras de doenças como a osteogenesis imperfecta e prolapso da válvula mitral.
Quais os sintomas?
O diagnóstico definitivo de ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana (exame que mostra em imagem o formato preciso da córnea).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico definitivo de ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana (exame que mostra em imagem o formato preciso da córnea).
Como é feito o tratamento?
O tratamento do ceratocone é feito no sentido de proporcionar ao paciente uma boa visão. Para isso utiliza-se óculos em um primeiro momento, a fim de corrigir o astigmatismo. No entanto, nos últimos anos, a indústria vem desenvolvendo novos materiais que permitiram a confecção de lentes de contato mais confortáveis e com maior poder de correção do astigmatismo.
Curva Tensional Diária
A pressão intra-ocular (PIO) é o principal fator de risco do glaucoma e o único sobre o qual se pode atuar no momento, sendo a sua redução o único tratamento de benefício comprovado.
Aproximadamente dois terço dos pacientes com medidas satisfatórias no consultório apresentam picos ao longo das 24 horas, especialmente em horários no início da manhã.
Esses picos não detectados podem ser responsáveis pela progressão do glaucoma.
A medida isolada da PIO pode ter como conseqüência o diagnóstico incorreto de glaucoma de pressão normal e idéia errônea de se ter atingido a PIO- alvo.
A realização da curva diária de PIO visa:
Ajudar no diagnóstico precoce do glaucoma.
Detecção de picos de PIO nos pacientes que apresentam progressão na lesão do disco óptico e/ou campo visual e PIO aparentemente controlada em medidas isoladas ou mini-curvas.
Selar ou excluir o diagnóstico de glaucoma de pressão normal.
Ajudar no esclarecimento de dúvida diagnósticas.
Além das medidas da PIO nas 24 horas, são realizadas medidas de Pressão arterial sistêmica e saturação de O2 periférico.
A presença de hipotensão arterial noturna ou baixa saturação de O2 podem indicar processos isquêmicos ao nervo óptico, que também podem contribuir para a evolução do glaucoma.
Ecografia do Globo Ocular
A ecografia do globo ocular é utilizada para avaliar o segmento posterior do olho em situações que já não é possível um exame fundoscópico adequado, devido à opacidade de estruturas oculares. É indicado nos casos de cataratas maduras, hemorragias vítreas, opacidade da córnea entre outras.
Orientações para o paciente:
Não ocorre nenhuma alteração visual em decorrência do exame.
Mapeamento da Retina
Exame de Mapeamento de Retina
Microscopia Especular da Córnea
O exame faz uma análise da superfície corneana permitindo a determinação do tamanho, formato e número de células endoteliais.
Indicado no pré-operatório de cirurgias de catarata, no diagnóstico e acompanhamento de patologias da córnea.
Orientações para o paciente: Não ocorre nenhuma alteração visual em decorrência do exame.
Papilografia
Papilografia é a fotografia do nervo óptico ou papila.
Sua principal utilização é documentação de alterações anatômicas do disco óptico, retina peripapilar e camadas de fibras nervosas da retina.
A papilografia é indicada para o diagnóstico e acompanhamento do glaucoma e doenças do nervo óptico.
Orientações para o paciente:
É necessário realizar a dilatação da pupila com colírio. Estar acompanhado de um adulto. Não dirigir por um período mínimo de 4 horas após o exame, ou até que o foco visual esteja totalmente restabelecido.
Paquimetria Ultrassônica
O exame é indicado no planejamento da cirurgia refrativa, auxilia no diagnóstico do glaucoma e doenças corneanas.
Orientações para o paciente:
Utiliza-se colírio anestésico.
Não ocorre alteração visual em decorrência do exame.
Estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso.
Pentacan Oculus
O Pentacam Oculus é uma avançada ferramenta de avaliação e diagnóstico do segmento anterior, fornecendo dados topográficos da superfície anterior e posterior, mapas de elevação anterior e posterior, mapa paquimétrico, total ou relativo da córnea, índices para avaliação e/ou detecção de ceratocone da superfície anterior (TKC), imagem tomográfica, comparativo de dois exames.
Descrição do exame
O exame é indolor, sem contato e confortável, exigindo do paciente apenas a fixação ocular para captura das melhores imagens. O exame dura em média de 5 a10 minutos para os 2 olhos. Em alguns casos selecionados há dilatação de pupilas.
Tomografia de Coerência Óptica (O C T)
A Tomografia de Coerência Óptica consiste em um moderno exame de diagnóstico que permite a realização de cortes transversais da retina com imagens tomográficas de alta resolução.
A Tomografia de Retina é o único procedimento propedêutico que consegue diferenciar as diversas camadas retinianas, avaliando com precisão alterações morfológicas da retina e nervo óptico (avaliação qualitativa).
Também permite medir o volume e a espessura do tecido retiniano (avaliação quantitativa).
Além disto, fornece uma análise detalhada de vários parâmetros do nervo óptico, sendo um importante instrumento no acompanhamento de doenças oculares crônicas como o glaucoma.
É utilizado especialmente para a detecção e acompanhamento de doenças da retina (degeneração macular, retinopatia diabética, buraco macular, síndrome de tração vitro-macular, membranas epi-retinianas),vítreo e também para doenças do nervo óptico, como glaucoma.
Orientações ao Paciente:
É necessário realizar a dilatação da pupila com colírio. Estar acompanhado de um adulto. Não dirigir por um período mínimo de 4 horas após o exame, ou até que o foco visual esteja totalmente restabelecido.
Tomógrafo de Coerência Óptica por Spectral Domain ( OCT-SD) – Avanti.
É um novo Tomógrafo de Coerência Óptica com sistema completo all in one e universal banco de dados comparativo.
É o primeiro OCT com Angiografia uma técnica não invasiva e sem contraste que analisa os componentes fisiológicos da retina, fornecendo visualização de alta resolução da estrutura vascular em três dimensões.
Angiovue possibilita aos oftalmologistas retratarem o movimento das partículas de dispersão, como os eritrócitos ( glóbulos vermelhos), por meio de sequencia de scans seccionais de OCT, que são repetidas no mesmo local da retina. Capturando o movimento dinâmico dos eritrócitos ( glóbulos vermelhos), permite uma visualização 3D da vasculatura perfundida e micro vasculatura da retina. Ao contrário de outros métodos de imagem que utilizam agentes de contraste, Angiovue permite a visualização de vasos dentro de camadas especificas de retina, sem a indefinição ou obscurecendo efeitos de coloração ou pooling.
Topografia Córneana
É a análise da curvatura da face anterior da córnea.
É indicado no diagnóstico e acompanhamento de Ceratocone, avaliação pré e pós-operatória de Cirurgias Refrativas.
Orientações para o paciente:
Retirar lentes de contato 3 dias antes da realização do exame (ou conforme critério médico), caso faça uso. Não ocorre alteração visual em decorrência do exame.