A principal função da anestesia oftalmológica é possibilitar que o paciente não sinta dor e atenda a necessidade de imobilização previamente planejada. A anestesia oftalmológica acompanha os avanços tecnológicos implementando técnicas e seguindo as atualizações farmacológicas.
Atualmente são poucas as indicações para anestesia geral em oftalmologia. Nos casos que são indicados anestesia geral, utiliza-se a anestesia endovenosa total com drogas metabolizadas rapidamente e, consequentemente, de rápida recuperação e mínimos efeitos colaterais.
A grande variedade de medicamentos existentes permite uma escolha de métodos desde a anestesia local isolada, local com sedação, anestesia tópica e os microbloqueios oculares associados à sedação.
Cirurgia
A maioria das cirurgias oftalmológicas é realizada de forma programada, onde é fundamental que o mesmo passe por uma avaliação com o médico anestesista numa consulta pré-anestésica.
É importante esse contato prévio para avaliar e classificar o estado físico e psicológico do paciente, colher dados importantes (como medicações em uso), experiências anteriores com anestesia, alergias e escolher a técnica anestésica para uma melhor qualidade do ato anestésico-cirúrgico. A anestesia ideal deve ter as seguintes características: segurança, conforto, diminuição da ansiedade e da dor.