A plástica ocular é a especialidade da oftalmologia que corrige imperfeições e defeitos de nascimento ou adquiridos nos anexos oculares (pálpebras, glândulas, cílios, supercílios) e no próprio globo ocular, órbita e nas vias lacrimais. Esses órgãos são delicados. Eles fazem a proteção do olho e auxiliam no bom funcionamento da visão Tumores, excesso de pele ou de gorduras e outras deformações nas pálpebras podem comprometer a visão. A plástica ocular pode ser reparadora ou estética e contribui para a harmonia dos olhos e da face como um todo devolvendo a função e deixando a autoestima lá em cima.
Os procedimentos executados na cirurgia de plástica e estética ocular são os mais variados e dependem do quadro do paciente. Inclui o tratamento de terçol, calázio (inflamação palpebral causada pela obstrução sebácea), cílios que nascem virados para dentro do olho, ptose palpebral (pálpebras caídas), entrópio ou ectrópio (inversão da margem palpebral para fora ou para dentro do olho), vias lacrimais (canais por onde as lágrimas escoam), aplicação de botox (indicado para minimizar rugas de expressão) além da reconstrução das pálpebras devido a lesões ou excesso de pele e gordura ao redor dos olhos.
Há casos de doenças oculares graves que levam à perda da visão que podem evoluir para a alteração do aspecto do olho normal. Nestas condições, realiza-se a adaptação de prótese ocular, recuperando a autoestima daqueles que passaram por uma situação dramática como a perda estrutural do olho normal.