Presidente da Instituição apresentou ações em encontro virtual de líderes dos Clubes de Lions do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Considerada a maior obra leonística do Distrito Lions L D-7, o Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions foi novamente destaque durante o encontro das assessorias de serviços (GST) do Distrito Múltiplo Lions LD (DMLD), que reúne clubes de Lions de toda a região sul do país, na última quinta-feira (18). Cerca de 40 lideranças dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná participaram da reunião, realizada de forma virtual.
A presidente do Hospital de Olhos Lions, Companheira Leão (CaL) Janesca Maria Martins Pinto, apresentou toda a infraestrutura da Instituição, bem como uma série de ações desenvolvidas pela entidade e que envolvem toda a macrorregião Norte do estado. Janesca também é vice-presidente do Lions Clube Passo Fundo Independência e Assessora da Visão do Distrito Múltiplo Lions LD.
Durante a apresentação, a presidente afirmou estar extremamente feliz em ocupar o espaço tão importante na reunião do GST e compartilhar parte da rotina do Hospital de Olhos Lions, prestes a completar 25 anos de fundação em 2022. Afirmou que os pacientes que frequentam a Instituição se impressionam com o crescimento, devido a constante revitalização da estrutura.
“Uma das benfeitorias mais importantes é o novo espaço do Bloco Cirúrgico, que compreende cerca de 622m². Vai abrigar quatro novas salas cirúrgicas, sala de recuperação dos pacientes, vestiários para o corpo clínico, vestiários para os colaboradores, vestiário masculino e feminino para os pacientes e sala de repouso dos médicos oftalmologistas. Após a entrega da obra, prevista para o início do ano que vem, vamos passar de 250 cirurgias mensais para mais de 500 procedimentos, estando assim aptos a absorver a crescente demanda regional por atendimentos oftalmológicos”, afirmou Janesca.
A presidente ainda destacou alguns dados sobre a cobertura de atendimentos da entidade, que por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) abrange uma área de 62 municípios da macrorregião Norte do RS, pertencentes a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Contudo, por configurar-se de caráter regional, possui convênios com 143 municípios gaúchos, onde encontram-se atualmente cerca de 80 clubes de Lions. Nesta área geográfica, vivem cerca de 1,6 milhão de gaúchos. Em 2020, 72% dos atendimentos foram oriundos destas cidades.
Janesca explicou às lideranças leonísticas do Distrito Múltiplo LD que o Hospital de Olhos Lions também está disponível para encaminhamentos de pacientes de todos os Distritos do sul do país, por meio da modalidade de compra de consultas pela tabela social da Instituição.
“Atendemos encaminhamentos via convênios, sendo que hoje são mais de 30 disponíveis. Ainda, por meio dos Clubes de Lions, o Hospital atende na modalidade de compras antecipadas de consultas, em que os Clubes realizam a aquisição pela tabela social da Instituição, podendo utilizar o saldo de consultas para encaminhamentos de pessoas carentes e também companheiros Leões que necessitam de atendimento oftalmológico. O Hospital também trabalha com atendimentos particulares, estes, disponíveis para todo o Distrito Múltiplo”, frisou a presidente da entidade.
O encontro virtual foi mediado pelo Coordenador GST do DMLD, CL Ari Eduardo Stroher e contou com a participação do presidente do Distrito Múltiplo LD, CC Idercildo José Thomé.