No dia 30 de maio, o Hospital de Olhos Lions de Passo Fundo promoveu o evento “A enfermagem e as engrenagens que a movem”, uma homenagem especial ao Mês da Enfermagem com foco na valorização dos profissionais da área e na união dos setores que, juntos, movimentam o cuidado dentro do ambiente hospitalar.
Realizado no auditório da odontologia, o encontro reuniu colaboradores de diferentes áreas em um fim de tarde repleto de aprendizado, integração e reconhecimento. A programação contou com duas palestras, sorteio de brindes, coffee break e momentos de troca entre as equipes.
A abertura do evento foi conduzida pela jornalista Aline Prestes e contou com a fala da enfermeira Sandra Vaninini, responsável pela CCIH, que destacou a importância da integração:
“Trabalhar de forma multidisciplinar fortalece nossos resultados e, principalmente, a segurança do paciente. A enfermagem, quando bem apoiada pelas demais áreas, consegue entregar um cuidado ainda mais completo.”
Na primeira palestra da noite, a colaboradora Rharla Karina Santana, líder do setor de agendamento cirúrgico, falou sobre “Humanização hospitalar” e foi acompanhada no palco pelas lideranças Tatiana, Janaína, Patricia, Tiziane e Karine, em uma representação simbólica do trabalho conjunto entre setores.
“Humanizar o cuidado é lembrar que cada pessoa atendida é única — e isso só é possível quando todos os setores caminham juntos, com empatia e escuta ativa”, destacou Rharla.
Após o primeiro momento de sorteios e um coffee break para confraternização, a programação seguiu com a palestra “Aspectos inconscientes da motivação profissional”, ministrada pela administradora hospitalar Janaína Guerra Falabretti. A reflexão trouxe à tona os fatores que impulsionam os profissionais em suas rotinas e como reconhecer essas motivações internas pode impactar positivamente o ambiente de trabalho.
“Muitas vezes, o que nos move vai além das metas e dos números. São as relações que construímos, os vínculos com os colegas e o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas. Todos são engrenagens que fazem esse hospital funcionar. E, quando nos reconhecemos como parte do mesmo movimento, o cuidado se torna mais forte e mais humano”, afirmou Janaína.
O evento foi encerrado com mais um momento de sorteios e agradecimento aos participantes.