Sinais e sintomas da catarata: quando procurar um oftalmologista?

Sinais e sintomas da catarata: quando procurar um oftalmologista?
Compartilhe

A catarata é uma das principais causas de perda de visão reversível em todo o mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, cerca de 550 mil novos casos são diagnosticados anualmente no Brasil. No Hospital de Olhos Lions, referência na macrorregião norte do Estado, foram realizadas mais de 6,6 mil cirurgias de catarata em 2023, sendo dessas, 72% realizadas via SUS. 

Caracterizada pela opacificação do cristalino, a catarata pode impactar diretamente a qualidade de vida do paciente. Conversamos com o médico oftalmologista do Hospital de Olhos Lions e especialista em catarata, Dr. Henrique Ruas da Silva, que explicou como identificar os sinais da doença, os cuidados necessários e quando procurar ajuda médica.

Quais são os primeiros sinais?

De acordo com o Dr. Henrique, o principal sintoma da catarata é a piora da visão. Ele explica: “As pessoas vêm muito consultar dizendo: ‘Ah, meu olho tá coçando, ardendo, acho que tô com catarata’. Mas a catarata não dá nenhum sintoma de olho vermelho ou coceira. O que ocorre é uma visão embaçada constante, sem variação, seja de manhã, à tarde ou à noite.”

Como a catarata afeta a visão?

O especialista esclarece que os impactos variam conforme o tipo de catarata. “Uma catarata subcapsular posterior, que afeta o eixo visual, pode comprometer muito a visão logo no início. Já a catarata nuclear, mais comum, pode progredir bastante antes de causar perda significativa da visão.”

Além disso, a catarata pode alterar a percepção das cores. “Muitos pacientes relatam que as cores parecem mais escuras ou esbranquiçadas. Às vezes, eles achavam que o sofá era marrom, mas depois da cirurgia, percebem que ele é vermelho”, exemplifica.

A catarata pode causar outros sintomas?

Embora a doença não cause dor, em casos raros, pode levar ao aumento da pressão ocular, como detalha o Dr. Henrique: “Em situações específicas, como uma crise de glaucoma associada à catarata, pode haver dor e aumento significativo da pressão. Mas isso é muito incomum.”

A catarata pode voltar?

O Dr. Henrique esclarece um mito comum: “Catarata não volta. Após a cirurgia, o que pode ocorrer é a lente intraocular ficar opaca, mas isso é facilmente resolvido com um procedimento a laser, sem necessidade de nova cirurgia.”

Quando procurar um oftalmologista?

O médico enfatiza a importância de consultas regulares, especialmente após os 60 anos, quando a catarata é mais comum: “As pessoas devem procurar ajuda sempre que perceberem mudanças na visão ou dificuldades com seus óculos. Apesar de ser mais frequente em idosos, a catarata pode surgir em pacientes mais jovens, às vezes até na faixa dos 40 anos”, conclui o médico.

Encontrar Especialista