Programa de Residência Médica em oftalmologia cria centro de excelência na formação profissional

Programa de Residência Médica em oftalmologia cria centro de excelência na formação profissional
Compartilhe

Ambas as instituições atuam em conjunto para a formação de novos profissionais na área, ao aliar estrutura de última geração com qualidade no ensino superior

O último dia 14 de março foi histórico para todos os 147 municípios da região Norte do RS compreendidos pelo Distrito Lions LD-7, atendidos pelo Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto. A data marcou o início do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo em parceria com a instituição que é referência na área de saúde da visão. A especialidade foi uma das mais procuradas no último processo seletivo público, em que as duas vagas disponibilizadas para a oftalmologia foram preenchidas.

De acordo com o Dr. Carlos Ramos, supervisor do programa de residência em oftalmologia na instituição, a parceria cria um centro de referência em formação profissional na área.

“A residência é a realização de um projeto de mais de uma década para a criação de um Programa de Residencia Médica em oftalmologia, que culminou com a chancela de uma instituição de vanguarda em ensino superior, como a UFFS. Desta forma, será possível aliar uma estrutura extremamente preparada do ponto de vista profissional e de equipamentos de ponta do Hospital de Olhos, com a excelência em educação superior da UFFS”, avalia.

Ao fim de três anos de residência, o profissional estará formado e gabaritado em oftalmologia, agregando ao currículo uma instituição que dispõe de alto aparato tecnológico, estrutura e demanda de atendimento como nos grandes centros de saúde nas capitais, por exemplo. A concorrência da especialidade de oftalmologia chega a cem candidatos por vaga. Com a implantação das duas vagas de residência no Hospital de Olhos, o número de residentes dobrou em Passo Fundo.

Diferenciais

Os residentes inseridos no Hospital de Olhos Lions atuam em uma instituição que é referência para mais de 1,6 milhão de gaúchos, oriundos de 147 cidades da região Norte do RS. Ramos ressalta que neste contexto, os novos residentes encontrarão um cenário de prática em oftalmologia completo e aprendizagem, equipado com todos os aparelhos de ponta em oftalmologia, sob a supervisão de profissionais altamente capacitados e especializados em todas as sub-especialidades

“Formaremos um profissional que priorize a relação medico-paciente, atendendo as questões fisiopatológicas em perfeita sintonia com as condições físicas e psíquicas do seu paciente. Focamos no crescimento contínuo, produção científica, agregar novas tecnologias. Sempre mirando a formação de um profissional completo e extremamente diferenciado como médico oftalmologista e cidadão inserido em sua comunidade”, pontua o supervisor do programa na instituição.

Por que a oftalmologia é tão importante?

A oftalmologia é uma especialidade médica que contempla uma fusão da área clínica e cirúrgica na prática diária do profissional médico, associado a uma grande quantidade e variedade de novas tecnologias, tornando-se uma especialidade extremamente atrativa, desafiante e apaixonante para os médicos recém egressos da universidade.

Ramos explica que o Programa de Residência Médica em Oftalmologia da UFFS e Hospital de Olhos atuará em duas frentes principais que se complementam. “Promover a formação de um profissional completo, com o conhecimento e vivência em todas as sub-especialidades da Oftalmologia e com acesso a todo o arsenal disponível de equipamentos de última geração nas diversas áreas da oftalmologia, associado a uma visão humanizada da medicina que prima por valorizar cada indivíduo, considerando sua procedência, hábitos, condições físicas e psíquicas determinadas ou não pela patologia oftalmológica” detalha.

Impactos

De acordo com o Serviço de Estatística do Hospital de Olhos,  o cálculo de atendimento medido por paciente-dia, via Sistema Único de Saúde (SUS), atingiu o percentual de 75,24% e ressalta a importância da filantropia para a comunidade regional. Com a implantação da residência médica, o impacto social se torna extremamente relevante na ampliação da atenção e atendimento de pacientes do SUS da região de abrangência do Hospital de Olhos Lions.

Encontrar Especialista