Plástica ocular: tratamentos avançados melhoram a saúde da visão

Plástica ocular: tratamentos avançados melhoram a saúde da visão
Compartilhe

A complexidade anatômica da região ocular e as diversas enfermidades que podem afetar ou reduzir a saúde da visão encontram no Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto, profissionais médicos especializados e qualificados para atender a demanda por tratamentos que possibilitem aos pacientes retomar a qualidade de vida. É o caso do oftalmologista, Carlos Ricardo de Camargo Ramos.

Especialista em Plástica Ocular, Ramos é natural de São Paulo e há 11 anos divide a sua rotina entre as atividades no Hospital de Olhos e os atendimentos que realiza na capital paulista. “Já me considero passo-fundense, porque atuo no Hospital há bastante tempo. Conheci a estrutura da instituição através de um amigo médico e, desde então, tenho construído uma relação muito forte com os pacientes gaúchos”, conta ele, que é graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Administração e Gestão em Saúde pela UNIFESP e especialista em Oftalmologia, com título conferido pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

 

Ao longo deste período de mais de uma década, Ramos observou uma série de mudanças serem implementadas no Hospital de Olhos. Além das áreas externas e físicas, como a construção de um Anexo que ampliou a capacidade de atendimento, em 2012, o oftalmologista pontua que as inovações tecnológicas, a melhoria do Centro de Diagnóstico e do centro cirúrgico e o aperfeiçoamento constante dos profissionais clínicos permitiram que a instituição recebesse um grau de reconhecimento e excelência nos tratamentos da visão que a colocam em igualdade que os serviços oferecidos nos grandes centros.

 

Com a experiência adquirida em outras instituições de saúde da visão, ele reforça os pontos positivos do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto. “Passo Fundo já é um município com reconhecimento nacional pela qualidade da saúde e pioneirismo em diversas áreas da medicina. O Hospital de Olhos é um exemplo concreto disso. Fiz minha residência em Oftalmologia no Hospital de Sorocaba, um dos mais conceituados complexos oftalmológicos do país, e posso afirmar que não deixamos a desejar em nada”, declara Ramos, complementando que a nova fase da instituição, com a obra de ampliação e a reforma da atual estrutura, vai permitir ainda mais qualidade e humanização no atendimento prestado aos pacientes. “Quando estou em São Paulo costumo reforçar sempre que há uma característica muito importante aqui em Passo Fundo, que é a relação entre os médicos e os pacientes e o quanto os serviços prestados para todos os públicos são de ótima qualidade”.

Referência no Rio Grande do Sul

A plástica ocular, conforme Ramos, é uma especialidade da oftalmologia que trabalha diretamente com a reconstrução dos anexos da região ocular. “Há uma série de patologias que acometem estas áreas, que são as pálpebras, as vias lacrimais e as cavidades, por exemplo. E a plástica ocular age sobre isso, reparando e reconstruindo esta região. E, claro, tem a questão estética também, porque a cavidade ocular é composta por membranas internas e externas”, explica o especialista, comentando que o Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto é o único no interior do Estado a oferecer estes procedimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Apenas aqui no Hospital, em Passo Fundo, e em Porto Alegre a plástica ocular é oferecida pelo SUS. Isso é um diferencial muito importante”.

Com avanços tecnológicos importantes, o Hospital de Olhos, na opinião de Ramos, assegura a resolutividade indispensável para os tratamentos em saúde da visão. “Para áreas como a retina, as córneas e as cirurgias de catarata, por exemplo, os equipamentos que o Hospital dispõe são excelentes. Também há outro aspecto fundamental nisso tudo, que é a busca constante por aperfeiçoamento clínico. Todos os colegas médicos estão sempre participando de congressos, cursos de especialização e trazendo para o interior da instituição o que há de mais moderno nas especialidades oferecidas ao público”, comenta o médico.

Ainda de acordo com o especialista em Plástica Ocular, a sua especialidade demanda aprimoramento da técnica cirúrgica. “Participo muito de congressos internacionais, aprendendo muito sobre o mesmo assunto”, reforça Ramos, explicando um dos problemas mais comuns tratados no Hospital de Olhos é o deslocamento da pálpebra, sobretudo em idosos. “É muito comum isso ocorrer. E o tratamento é cirúrgico e estético, em muitos casos”.

Outra enfermidade bastante comum na região são os casos de carcinoma de pele na região ocular. Para Ramos, isso se deve ao fato de os municípios da região serem basicamente agrícolas. “Poucos trabalhadores rurais utilizam proteção adequada para os olhos. E isso tem reflexos futuros. Na minha especialidade é muito usual receber pacientes com carcinomas, o que exige reconstruções tanto internas quanto externas”, salienta ele, complementando que a obstrução das vias lacrimais é outro problema recorrente. “A questão estética está presente em várias outras situações, porque há muitas pessoas que tem excesso de pele nas pálpebras, por exemplo. Com a idade, isso vai prejudicando e afetando a qualidade da visão. A cirurgia de plástica ocular atua perfeitamente nestes casos”.

 

Saiba mais sobre a sub-especialidade

 

Com a consultoria do médico especialista em Plástica Ocular do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto, Carlos Ricardo de Camargo Ramos, saiba um pouco mais sobre esta sub-especialidade oferecida na instituição.

 

O que é a plástica ocular?

Ramos explica que a Plástica Ocular é uma sub-especialidade da oftalmologia que que cuida da região peri-ocular e frontal da face. Trata de problemas relacionados às pálpebras, vias lacrimais e órbita e pode ser subdividida em dois segmentos:

 

Plástica Restauradora:

Especializada na correção do mau posicionamento das pálpebras e dos cílios, reconstituição cirúrgica de pálpebras traumatizadas, desobstrução das vias lacrimais, tratamento e remoção de tumores palpebrais e ptose palpebral( pálpebra caída ).

 

Plástica Estética:

Dedicada a retirada do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores, alem da correção de ptoses leves. A cirurgia estética das pálpebras tem como objetivo valorizar e rejuvenescer o olhar. A blefaropastia (retirada do excesso de pele da pálpebra) é a cirurgia plástica mais  comum da face.

Encontrar Especialista