O Centenário do Lions Internacional está sendo comemorado como um marco de realizações e servindo de motivação para toda a comunidade leonística. Enche-nos de orgulho participarmos do maior Clube de Serviço do mundo, reconhecido e admirado pelos serviços prestados.
Dentro deste contexto, nos orgulhamos, também, do nosso Hospital de Olhos, desde a sua idealização, mobilização para angariar os recursos necessários para construção, superação dos obstáculos para início das atividades e as ações que dia a dia são desenvolvidas em benefício da saúde da população. A continuidade da crise na economia faz com que a população busque satisfazer suas necessidades de tratamento com menor custo possível, o que de alguma forma atinge nossa atividade. Mesmo assim, tivemos um ano de intenso trabalho.
O volume de atendimentos atingido, a complexidade do relacionamento com os órgãos públicos sempre mais exigentes e, também, a disponibilização de volume menor de recursos para a saúde e a evolução da medicina exigem dos hospitais cada vez mais competência e profissionalismo.
Foram muitas dificuldades enfrentadas no ano que passou, mas sem dúvidas 2016 ficará marcado como um ano histórico, pelo início das obras de ampliação das instalações físicas do hospital e o encaminhamento para ainda neste primeiro semestre de 2017 iniciarmos a reforma e adequação de boa parte da área atualmente existente. Quando executado todo o projeto, passaremos dos atuais 1.640m2 para 3.807m2, que por si só dá a dimensão do investimento que está sendo realizado. Além da ampliação é importante a adequação dos espaços pois trarão mais conforto aos pacientes.
O início das obras se deu com a obtenção de subsídio da Fundação Internacional de Lions e com recursos doados pelos Clubes de Lions do Distrito LD7. A doação de recursos pela LCIF é o reconhecimento de que estamos atuando numa atividade prioritária do Lions e que merece ser expandida.
O apoio dos colegas da Diretoria, e dos Conselheiros nos deu a tranquilidade que precisávamos para enfrentar os desafios que diariamente surgiram decorrentes da atividade fim, bem como de toda a complexidade do planejamento e execução das obras em andamento.
No entanto, encorajador sempre foi e continua sendo o apoio e carinho recebidos das Lideranças e dos Clubes de Serviço do Distrito LD7. Sempre presentes com doação de recursos, divulgação dos nossos serviços nas suas comunidades e dando ênfase as atividades desenvolvidas pelo Hospital de Olhos.
Este apoio nos dá a força necessária para enfrentarmos os desafios e a certeza que estarão juntos na caminhada que segue.
Adelar Lucietto,
Presidente do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto