Oftalmologista avalia que população está mais cuidadosa com a visão, mas exposição às telas pode agravar problemas

Oftalmologista avalia que população está mais cuidadosa com a visão, mas exposição às telas pode agravar problemas
Compartilhe

No Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado neste sábado, 10 de julho, entenda os desafios da oftalmologia para o futuro

Se por um lado, a pecepção entre os médicos oftalmologistas é de que a população está mais preocupada e atenta com a saúde ocular, por outro, novos hábitos atrelados ao estilo de vida cada vez mais tecnológico podem culminar no aumento de problemas de visão. O alerta feito pelos profissionais são parte das reflexões alusivas ao Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado neste sábado, 10 de julho.

Os dados da Organização Mundial de Saúde indicam que cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados. O Dia Mundial da Saúde Ocular tem a intenção de alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

O médico oftalmologista e coordenador do Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions, Carlos Ramos, avalia de forma positiva o aumento no número de pessoas que atentam para os cuidados com a visão.

“A gente percebe uma preocupação maior e mais esclarecimento da população no que tange aos cuidados preventivos, como no caso da catarata e refração em crianças, por exemplo. O mesmo é observado com determinadas patologias comuns, como diabetes e hipertensão ou patologias com componente genético envolvido, como glaucoma. Isso contribui para um tratamento mais assertivo”, relata.

Segundo Ramos, a evolução na disseminação de informações via redes sociais e canais virtuais foram determinantes para esta mudança de comportamento. Contudo, por outro lado, o aumento cada vez maior do uso de telas pode impactar no aumento de problemas na saúde da visão a longo prazo.

“Especula-se muito, mas na verdade, temos que lidar com os efeitos a longo prazo na retina que está sendo sobrecarregada neste cenário e com os erros refracionais presentes ou induzidos por essa nova realidade”, alerta o médico oftalmologista.

Como manter os cuidados com a visão?

Para Ramos, não existe uma fórmula mágica relacionada aos cuidados com a visão, mas sim, uma série de hábitos que pode contribuir com a saúde ocular durante toda a vida.

“A solução passa pela atenção básica a criança, avaliação de patologias relacionadas a idade ou a genética e a disponibilidade de meios para atendimento da população em cada área da medicina. No caso da oftalmologia, nos cabe fornecer todas as condições necessárias pessoais e de equipamentos para promoção da saúde ocular”, entende.

Encontrar Especialista