Instituição retorna gradativamente com agendamentos de cirurgias eletivas entre outros procedimentos
O novo decreto estadual editado recentemente pelo governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), prevê medidas de enfrentamento a pandemia do Coronavírus no Estado. Ainda, garante o retorno gradativo de alguns serviços que estavam temporariamente suspensos em virtude do enfrentamento da Covid-19. No Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions, as novas regras implicam, por exemplo, na possibilidade de agendamento de cirurgias eletivas.
Na primeira versão do decreto estadual, só estavam permitidas a realização de cirurgias com caráter de urgência. Agora, de forma gradual, o Hospital de Olhos Lions realiza o agendamento de cirurgias eletivas, ou seja, que não possuem urgência em serem realizadas. Outra mudança é nos atendimentos, que estão sendo agendados com intervalo de tempo entre um paciente e outro, observando critérios que evitam a aglomeração de pessoas em um mesmo espaço.
As consultas canceladas em virtude do cenário de enfrentamento do novo Coronavírus, tanto via convênios, particular ou Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo revisadas e serão reagendadas. Os pacientes SUS, por exemplo, serão comunicados via telefone da nova data e horário da consulta, a fim de evitar a circulação intensa de pessoas no
Hospital.
Proteção de funcionários e pacientes
O Hospital de Olhos Lions adota duas frentes de enfrentamento ao novo Coronavírus e prevê orientações para pacientes e funcionários. Todos os colaboradores da Instituição trabalham utilizando os EPI’s recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre outros órgãos, como protetores faciais, máscaras, luvas e respeitando processos de higienização.
Quanto aos pacientes, ninguém ingressa nas dependências do Hospital de a utilização da máscara de proteção e sem respeitar o distanciamento recomendado de 2 metros entre cada pessoa. Recipientes com álcool em gel também foram reforçados para a higienização das mãos de forma regular.
Protocolos de atendimento
A Instituição treinou técnicos em enfermagem para aturem na pré-triagem dos pacientes, etapa de antecede a consulta. Todos os profissionais da entidade seguem observando com rigor a temperatura corporal (se o paciente está ou não com febre) bem como atentando para sintomas que envolvam tosse, dificuldade para respirar, entre outros; A medida busca auxiliar na identificação dos principais sintomas do Coronavírus e no encaminhamento de possíveis suspeitas, caso ocorram. Uma sala de isolamento também foi preparada para o atendimento e encaminhamento de pacientes que possam estar nestas condições.
Nenhum paciente, até o momento, demandou a realização deste protocolo de atendimento.
Contatos
O Hospital de Olhos Lions disponibiliza diversas formas de contato com seus paciente. Em horário comercial, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, a comunidade pode contatar a Instituição pelo telefone (54) 3318-0200 ou ainda por meio do Whatsapp (54) 9.9673-8981.
A página do Hospital de Olhos Lions no Facebook também serve como um importante canal de comunicação. Basta acessar facebook.com/hospitaldeolhoslions e enviar sua mensagem. Ainda, o e-mail [email protected] também esclarece dúvidas e pode ser acionado.