Iniciativa completa quatro anos em 2018 com a missão de identificar e tratar problemas de acuidade visual em crianças entre 3 e 6 anos da rede municipal de Passo Fundo
A parceria entre o Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto e o Poder Público Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, que deu início ao programa “Olhar de Criança”, ainda em 2014, está de volta. As ações, que consistem em promover a saúde da visão em crianças entre 3 e 6 anos que frequentam a rede municipal de ensino, iniciam a partir desta terça-feira (21). O maior foco do trabalho permanece sendo a melhora do aprendizado das crianças em sala de aula.
A primeira etapa do projeto ocorre na Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari, na Vila Luíza, em que a equipe de profissionais do Hospital de Olhos fará uma série de testes de visão em todos os alunos do educandário, dentro da faixa etária abrangida pelo programa, conforme explica a responsável pelo setor de convênios da instituição, Nelsi Backes. “Aquelas crianças que apresentaram algum problema relacionado à visão serão encaminhadas para um tratamento mais completo no Hospital de Olhos. Nós acreditamos que, se tratarmos esses déficits logo na primeira infância, vamos colaborar para que a criança se torne um adulto mais saudável”, explica.
O Programa Olhar de Criança funciona em três diferentes etapas: na primeira, a criança faz um teste de visão na escola. Caso seja detectado algum problema, um novo teste é feito no Hospital de Olhos e, se preciso, a criança recebe o óculos de acordo com a sua necessidade, sem nenhum custo para as famílias. A primeira fase, na qual o projeto se encontra em 2018, compreende o deslocamento de uma equipe de profissionais da área da oftalmologia, bem como os equipamentos necessários para a realização dos trabalhos. “É um trabalho muito gratificante, pois envolve uma série de profissionais. Professores, profissionais de ambas as secretarias, tudo isso para fazer a diferença na vida dessas crianças que precisam deste atendimento”, pontua Nelsi.
Prova da qualidade dos serviços prestados está na tecnologia empregada nos testes de visão. Na fase 1, são utilizados aparelhos auto-refratores que indicam possíveis problemas de visão. Na fase 2, os alunos selecionados são encaminhados a uma consulta no Hospital de Olhos com oftalmologistas capacitados para tratar o problema. A logística de transporte dos alunos até o Hospital envolve a Secretaria de Educação, que fornece ônibus de forma gratuita.
Histórico
O projeto Olhar de Criança é realizado desde o ano de 2014 e ocorre por meio de um convênio firmado entre o Hospital de Olhos e a Prefeitura de Passo Fundo. Tem como principal bandeira o estímulo à saúde da criança ainda na primeira infância, afim de identificar o déficit de acuidade visual. As avaliações são feitas em alunos de todas as escolas municipais de educação infantil, na faixa dos 3 aos 6 anos de idade. Além de um primeiro atendimento, a criança que por ventura necessite de tratamento segue recebendo acompanhamento ao longo dos anos pelo projeto. A escolha da faixa etária para atendimento está baseada em estudos científicos que indicam o desenvolvimento da capacidade plena da visão, em seres humanos, até os sete anos de idade.
Foto: Fabíola Hauch/PMPF