No Dia do Oftalmologista, Hospital de Olhos Lions destaca relevância dos especialistas diante dos desafios da profissão

No Dia do Oftalmologista, Hospital de Olhos Lions destaca relevância dos especialistas diante dos desafios da profissão
Compartilhe

Médico oftalmologista narra trajetória profissional e destaca papel da Instituição na formação de novos profissionais.

Protagonistas em sua área de atuação, os médicos oftalmologistas possuem um papel inquestionável e cada vez mais importante em termos de saúde pública. São os responsáveis diretos por educar a população em relação à saúde visual, além de conduzir o tratamento de uma gama enorme de doenças oculares, a maioria delas debilitantes e com graves consequências relacionadas à perda da visão. O relato sobre a profissão é do médico oftalmologista do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions, Adriano Bertoni Frasson, em alusão ao dia 07 de maio, dedicado aos profissionais da oftalmologia.

Foi em 1991, quando ainda cursava o último ano da graduação na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, que Frasson decidiu pela especialidade. Imediatamente após concluir a graduação, foi aluno da residência médica no Departamento de Oftalmologia do Hospital de Servidores do Estado do Rio de Janeiro durante dois anos. O terceiro ano, que na época era opcional, foi realizado na Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo) onde também concluiu o Mestrado em Estrabismo e Fellow em Doenças Externas Oculares.

Ao retornar para Passo Fundo, em 1999, o Hospital de Olhos Lions iniciava suas atividades ambulatoriais. Frasson, sem exitar, procurou se juntar à equipe que estava se formando. Desde então, faz parte do quadro de médicos oftalmologistas que prestam atendimento à comunidade. Desde 2015, também é membro da Equipe de Transplante de Córnea do Hospital.

Segundo Frasson, os dois principais desafios para a profissão estão relacionados a formação acadêmica e técnica do médico oftalmologista e ao atual mercado de trabalho.

“Neste contexto, o Hospital de Olhos Lions é extremamente relevante e importante porque possibilita a formação de especialistas em oftalmologia por meio da implementação da residência médica que já está no seu terceiro ano de funcionamento. Também permite aos médicos já atuantes aprimorarem seus conhecimentos ao disponibilizar instalações e equipamentos modernos para a prática da oftalmologia e democratiza o acesso da população ao atendimento oftalmológico de qualidade”, destaca.

Papel fundamental na formação

O Hospital de Olhos Lions se prepara, para em 2022, formar sua primeira turma de médicos oftalmologistas do Programa de Residência Médica. Serão os profissionais responsáveis pelo cuidado com a visão dos pacientes, desde a prescrição de óculos e adaptação de lentes de contato até a realização de microcirurgias complexas com o uso da tecnologia do laser e de materiais sofisticados nas diversas especialidades da oftalmologia, como catarata, córnea, glaucoma, retina, estrabismo, plástica ocular, entre outras.

Frasson reitera que a formação do médico oftalmologista é fundamental para o bom exercício profissional.

“Neste contexto o Hospital de Olhos Lions está empenhado em fornecer as melhores condições para que o ensino-aprendizado aconteça e que novos profissionais na área da oftalmologia entrem preparados no mercado de trabalho”, complementa.

Homenagem

O médico oftalmologista finaliza a reflexão sobre a profissão destacando o esforço diário em prol da saúde da visão dos pacientes.

“Como membro desta grande equipe multiprofissional que trabalha diariamente em prol da saúde ocular das pessoas que procuram o Hospital de Olhos Lions e como médico Oftalmologista, acredito na nossa importância como profissionais e cidadãos. Cumprimos uma grande missão ao educarmos e tratarmos nossos pacientes que é a de preservar e devolver um dos maiores tesouros humanos: a visão”, comemora.

A Direção do Hospital de Olhos Lions parabeniza todos os médicos oftalmologistas pelo Dia do Oftalmologista, comemorado neste 07 de maio.

Encontrar Especialista