No Dia do Oftalmologista, a missão do Hospital de Olhos Lions na formação de novos profissionais

No Dia do Oftalmologista, a missão do Hospital de Olhos Lions na formação de novos profissionais
Compartilhe

Em 2022, Instituição formou a primeira turma de médicos oftalmologistas e atua para implementar expansão na área de ensino e pesquisa

Dentre as muitas transformações junto à comunidade diretamente ligadas ao Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto, o legado do Programa de Residência Médica em Oftalmologia é percebido como um das mais recentes e representativas. Neste 07 de maio, Dia do Oftalmologista, a Instituição celebra seu papel na formação de novos profissionais e na expansão de sua missão na área de ensino e pesquisa.

O coordenador do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, Dr. Carlos Ramos, relata com orgulho sua participação no processo de criação e implementação da área de ensino e pesquisa no Hospital de Olhos Lions, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

“É um privilégio unir a minha especialidade de escolha para vida, a oftalmologia, com a pesquisa e o ensino voltados à formação de uma nova geração de médicos oftalmologistas. Tudo isso alicerçado em uma formação de alto padrão e no aperfeiçoamento individual com enfoque humanitário. Resumindo, fazer a diferença na área da saúde voltada para oftalmologia em nossa cidade e em sua macrorregião”, entende Ramos.

O convênio para ofertar o Programa de Residência Médica em Oftalmologia foi assinado em 09 de outubro de 2018 entre o Hospital de Olhos Lions e a UFFS. Com início em 14 de março de 2019, o Programa inseriu a Instituição em um contexto de ensino e produção de conhecimento, a partir da união entre teoria e prática. A parceria com a UFFS torna o Hospital de Olhos Lions referência também na área de educação. Em 25 de janeiro de 2022, a Instituição formou sua primeira turma de médicos oftalmologistas, sendo que atualmente, 9 médicos residentes atuam pelo Programa. Neste ano, Isadora Missio da Costa, Igor Minassi Stankericius e Pedro Henrique Barp Réus ingressaram na Residência Médica.

De acordo com Ramos, os diferenciais dos oftalmologistas formados pelo Hospital de Olhos Lions compreendem uma série de requisitos essenciais para a atuação de excelentes profissionais nos centros de saúde.

“Formação completa tanto clínica , quanto cirúrgica, abrangendo todas as subespecialidades da oftalmologia em um centro de excelência com todas as competências, tanto humanas quanto tecnológicas à disposição deste programa de residência médica”, cita.

Ao fim de três anos de residência, o profissional estará formado e gabaritado em oftalmologia, agregando ao currículo uma instituição que dispõe de alto aparato tecnológico, estrutura e demanda de atendimento como nos grandes centros de saúde nas capitais, por exemplo.

Os desafios da oftalmologia para o futuro

Preparar os futuros profissionais para os desafios da profissão é uma das premissas básicas da Residência em Oftalmologista do Hospital de Olhos Lions, segundo o Dr. Carlos Ramos.

“Um mercado a cada dia mais competitivo com a formação de um grande número de profissionais médicos, o que reforça a importância de uma formação completa e diferenciada. Ainda, a busca por melhorar as relações interpessoais em um mundo cada vez mais informatizado, humanizando nossa profissão e o atendimento dos pacientes”, projeta.

Como reflexão no Dia do Oftalmologista, Dr. Carlos Ramos enaltece a qualidade da formação da Residência Médica do Hospital de Olhos Lions na entrega de profissionais qualificados ao mercado.

“Estude com dedicação, conquiste o diploma e a segurança de se sentir um bom médico e garanto que aqui terá as ferramentas necessárias para se formar um excelente profissional na carreira de Oftalmologia. Estaremos sempre à espera de novos integrantes para fazer parte de nossa história na oftalmologia como protagonistas, com a ideia e o ideal de abrir portas e mostrar os caminhos nessa caminhada para formação de novos profissionais”, finaliza.

Encontrar Especialista