Hospital de Olhos recebe inspeção do programa ‘Olhar de Criança’

Hospital de Olhos recebe inspeção do programa ‘Olhar de Criança’
Compartilhe

Ações focadas na prevenção e no tratamento precoce de doenças oftalmológicas: há três anos, uma parceria firmada entre o Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto e a Prefeitura de Passo Fundo tem estimulado o diagnóstico e o acompanhamento dos problemas de visão das crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Através do programa ‘Olhar de Criança’, centenas de crianças entre os três e seis anos foram contempladas com exames de acuidade visual nas escolas públicas de Passo Fundo. As que necessitam de acompanhamento são encaminhadas para atendimento oftalmológico no Hospital. O convênio entre a instituição e o Poder Público garante ainda que os pais e responsáveis pelas crianças sejam habilitados a procurar uma ótica para confeccionar os óculos de grau.

A importância do projeto e a relevância da ação tem chamado a atenção de diversas prefeituras e do Ministério da Saúde. Nesta terça-feira (26), o presidente e o administrador do Hospital, Adelar Lucietto e Ivan Xavier de Freitas, respectivamente, receberam o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho; a secretária Adjunta de Saúde, Eliana Bortolan; o secretário de Governo de Passo Fundo, Diórges Oliveira; a coordenadora do programa Olhar de Criança, Adriana Barriquel; e o auditor do Ministério da Saúde, Diego Degrazia, para dialogar sobre a execução do programa.

Segundo Lucietto, a comitiva visitou as dependências do Hospital e as obras de ampliação que vão garantir o aumento do número de atendimentos, além de conhecerem em detalhes como são feitos os exames e o acompanhamento de rotina das crianças beneficiadas pelo programa da Prefeitura de Passo Fundo. “Sabemos da importância desta ação para prevenir e tratar a saúde da visão. A missão do Hospital e do Lions é garantir que todos tenham um atendimento de qualidade e resolutividade, sobretudo quando se trata da infância”, observou o presidente do Hospital.

A partir desta visita, o Município terá seus indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde, que concede, anualmente, prêmios de gestão e qualidade da administração pública. O Programa Olhar de Criança já realizou o teste exames em mais de 1.800 alunos de 26 escolas de educação infantil desde a sua implantação. O programa funciona em três diferentes etapas: na primeira, a criança faz um teste de visão na escola. Caso seja detectado algum problema, um novo teste é feito no Hospital de Olhos e, se preciso, a criança recebe os óculos de acordo com a sua necessidade, sem nenhum custo para as famílias.

Encontrar Especialista