Hospital de Olhos Lions é pioneiro no país ao receber simulador de cirurgia de catarata da Ofta Vision Health

Hospital de Olhos Lions é pioneiro no país ao receber simulador de cirurgia de catarata da Ofta Vision Health
Compartilhe

O Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto, de Passo Fundo, tornou-se o pioneiro no Brasil ao receber o avançado Simulador de Cirurgia de Catarata e Superfície Ocular, desenvolvido pela renomada empresa de oftalmologia Ofta Vision Health. A tecnologia inovadora, conhecida como Simulador Pércodis, marca um marco significativo na formação médica, proporcionando treinamento abrangente em procedimentos oftalmológicos.

O Simulador Pércodis permite aos médicos residentes treinarem diversos aspectos da cirurgia de catarata, desde a incisão inicial até técnicas avançadas como a facoemulsificação e o implante de lentes intraoculares. A tecnologia abrange ainda procedimentos como a Capsulorrexis, Hidrodissecção, Implante secundário de LIO, e a Sutura de Íris com a técnica de Siepser. 

(Foto: Aline Prestes)

O Dr. Carlos Ricardo de Camargo Ramos, Diretor Técnico e Coordenador da Residência Médica no Hospital de Olhos Lions, destaca a importância do simulador na curva de aprendizado dos residentes. Ele ressalta que o simulador proporciona uma experiência valiosa, permitindo que os médicos em formação pratiquem e refinam suas habilidades repetidamente, seguindo um cronograma estruturado de estudos. 

“Esse simulador é de extrema importância na curva de aprendizado dos residentes. Com esse simulador, poderemos garantir que os residentes passem por todas as etapas necessárias de acordo com um cronograma de estudo, tornando mais fácil a assimilação dos conhecimentos. Isso é benéfico não apenas para os residentes, mas também para os preceptores e, principalmente, para os pacientes”, enfatiza o Dr. Ramos.

A introdução desse simulador representa uma aposta significativa da empresa Ofta Vision Health no Hospital de Olhos Lions, reconhecendo a excelência da residência médica no cenário do Rio Grande do Sul e do Brasil. Conforme o gerente nacional da empresa, Robson Castro, o simulador contribui para procedimentos oftalmológicos mais seguros e eficientes para o benefício dos pacientes.

(Foto: Aline Prestes)

“Escolhemos o Hospital de Olhos Lions, pela relevância que o hospital tem para o norte do Rio Grande do Sul e pela importante função deste mesmo serviço na formação de novos oftalmos e novos cirurgiões que a gente precisa tanto na batalha do combate à cegueira no Brasil”, declarou. 

Encontrar Especialista