Instituição filantrópica atingiu média superior aos 60% de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde determinados por lei
A relevância dos serviços prestados pelo Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions para mais de 1,6 milhão de gaúchos é comprovada ano a ano por meio de indicadores que representam a abrangência no Norte do RS. Exemplo desse comprometimento com a comunidade é a taxa de atendimento de pacientes via Sistema Único de Saúde.
Em 2018, de todos os 115.856 atendimentos realizados, mais de 90,7 mil foram pelo SUS, o equivalente a uma taxa de 78,3%. Os dados do Serviço de Estatística do Hospital ainda mostram que o índice aumentou mais de 3% em um ano.
Para manter a filantropia e estar em dia com as determinações do Ministério da Saúde, a taxa mínima de atendimentos pelo SUS deve ser de 60%, o que mostra que o Hospital de Olhos atende mais de 18% de pacientes via rede pública do que o determinado por lei.
O Hospital de Olhos é certificado como entidade beneficente de assistência social, na área da saúde e cumpriu as determinações legais estabelecidas. A entidade mantém contrato com a Secretaria Estadual de Saúde e cumpre anualmente todas as metas quantitativas propostas pelos órgãos de saúde do Estado. O objeto deste contrato mantido com a SES é estabelecer a relação entre o Hospital de Olhos e a Secretaria Estadual da Saúde/RS, integrar a entidade ao Sistema Único de Saúde e definir sua inserção na rede regionalizada de ações e serviços de saúde.
O administrador do Hospital de Olhos Lions, Ivan Freitas, comemora os bons números e garante que no futuro, a entidade será ainda mais relevante para toda a comunidade, já que o processo de ampliação está em andamento. “Com o apoio de todos, desde agentes políticos até os Clubes de Lions do Distrito LD-7, estamos consagrando cada vez mais esta obra tão importante. Estamos dobrando nossa capacidade de realizar cirurgias, por exemplo, com a conclusão do novo Bloco Cirúrgico em breve”, projetou. Lembrou do amparo da Fundação Lions Clube Internacional (LCIF), que recentemente, realizou a doação de U$S 100 mil para a conclusão das obras de modernização.
Freitas ainda lembrou que a recepção da demanda de pacientes via Sistema Único de Saúde também caminha na direção dos objetivos do Hospital. “Os altos índices de atendimentos pelo SUS reforçam nosso compromisso com a nossa região, no combate a cegueira e em todas as demais especialidades da área de saúde da visão”, comentou.
Verificação satisfatória
O Hospital de Olhos realizou a verificação do percentual de serviços prestados ao SUS com base na legislação vigente, em que foram utilizados os dados do processamento disponibilizados no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) –arquivo PARS e pelos dados da Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIH) DATASUS. O cálculo de atendimento medido por paciente-dia atingiu em 2018 o percentual de 78,3%.
Fotos: Daniel Rohrig/Ascom Hospital de Olhos Lions