Investimento na tecnologia soma R$ 162 mil e permitirá tratamentos cirúrgicos não-invasivos de glaucoma
O novo Bloco Cirúrgico do Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto Lions recebeu recentemente um novo reforço para o combate à cegueira. O Laser Pulsar foi entregue à Instituição na última semana e permitirá tratamentos cirúrgicos de glaucoma mais inovadores e não-invasivos. O investimento de R$ 162 mil para a aquisição do equipamento é oriundo de recursos próprios da Instituição, que investe constantemente em novos aparelhos. Com o reforço tecnológico, o Hospital de Olhos Lions se torna pioneiro no Estado em operar a tecnologia.
De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Leonardo Reichmann Fasolo, a terapia é um procedimento cirúrgico não-invasivo, alternativo aos procedimentos cirúrgicos filtrantes tradicionais. Conforme Fasolo, a tecnologia atua sobre os processos ciliares, promovendo uma modulação na produção do humor aquoso, com consequente redução da pressão intraocular.
“Falando de forma mais técnica, a emissão de laser micropulsado, alternado por períodos de resfriamento, minimiza o dano tecidual e possíveis complicações. Na nossa avaliação, sua principal indicação recai sobre glaucomas refratários, porém estudos recentes demonstraram sua segurança como tratamento cirúrgico primário no glaucoma”, detalha.
O oftalmologista também revela que, embora difundido em serviços de referência no centro do país, o Rio Grande do Sul ainda não possuía essa tecnologia.
“Atualmente, temos à nossa disposição essa nova alternativa no tratamento cirúrgico do glaucoma. A indicação do procedimento cirúrgico de escolha no glaucoma varia conforme o caso, e essa nova ferramenta terapêutica será muito útil para os nossos pacientes”, frisa o oftalmologista.
Com o Laser Pulsar, o Hospital de Olhos Lions reafirma sua posição de um dos mais modernos e qualificados centros de diagnósticos, tratamentos e cirurgias oftalmológicas do sul do Brasil.