Hospital de Olhos lança novo relatório social

Hospital de Olhos lança novo relatório social
Compartilhe

Publicação reúne informações completas a respeito de serviços prestados pela entidade referência em saúde da visão mantida pela Fundação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions ao longo do ano de 2017

O mais novo e completo Relatório Social desenvolvido pela Fundação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions, mantenedora do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto, já está disponível ao público. A publicação é referente a todas as atividades desenvolvidas pela entidade beneficente de assistência social da área da saúde no ano de 2017 e que impactaram em uma região de abrangência de 143 municípios de toda a macro-região Norte do Rio Grande do Sul, correspondente ao Distrito Lions LD-7. Ao todo, a entidade compreende uma população estimada de 1,6 milhão de pessoas.

As páginas iniciais do relatório se detém a apresentar informações sobre os alicerces filosóficos do Hospital de Olhos e trazem de maneira clara e objetiva a história da instituição, desde sua fundação – em meados de 1995 – e o início de suas atividades ambulatoriais em 1999. Além disso, ressalta a importância da Missão, Visão e Valores da entidade, focada em combater a cegueira através da prevenção e da recuperação da visão, proporcionando a comunidade o acesso à tecnologia e serviços especializados.

Números e resultados

Cada dado positivo gerado corresponde a pessoas satisfeitas com os serviços prestados pela instituição. Essa é a base para a excelência do trabalho desenvolvido pelo Hospital de Olhos. De acordo com o Serviço de Estatística do Hospital de Olhos, no ano passado, a equipe volante da Unidade Móvel registrou 10.442 atendimentos em 50 feiras de combate a cegueira. Desses atendimentos, 3.159 pessoas foram encaminhadas para a realização de exames complementares para diagnósticos mais precisos.

A solidariedade por parte dos Clubes de Lions da região também reflete na assistência dos pacientes do Hospital de Olhos. Preocupada com a saúde ocular, a entidade auxilia pessoas com dificuldade ou sem condições financeiras de assumir o custo integral do óculos de grau para a correção do déficit de acuidade em parceria com o Lions Clube, que realiza campanhas de doação de armações para o Hospital. Esse trabalho possibilitou, em 2017, beneficiar mil pessoas.

Outro número que motiva comemorações diz respeito aos transplantes de córnea efetuados no ano passado. Desde 2015, a entidade se consolida como transplantadora de córneas, procedimento indicado quando são detectadas alterações ou perde de uma ou mais características como curvatura, regularidade ou transparência. Foram 27 transplantes efetuados no Hospital, fato que recuperou a visão dos pacientes e contribuiu para zerar a fila de espera por um transplante na cidade de Passo Fundo.

Corpo clínico e recursos humanos

O Relatório Social 2017 enfatiza a alta qualidade do corpo clínico e dos recursos humanos do Hospital de Olhos. A instituição conta com 22 profissionais clínicos gozando de plena autonomia profissional, técnica, científica, política, cultural e religiosa. A instituição tem como Diretor Técnico, Dr. Cláudio Fernando Goelzer Filho e como Diretor Clínico, Dr. Roberto Reis Xavier dos Santos. O quadro de colaboradores é composto por 52 profissionais, entre administradores, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem, prestadores de serviços administrativos e serviço de apoio.

Realização e investimentos em 2017

Os investimentos em infraestrutura e tecnologia são uma constante na entidade. No decorrer do último ano, o Hospital de Olhos investiu na compra de equipamentos como topógrafos de córnea, oftalmoscópio binocular indireto, cardioversor com desfibrilador e monitor ECG, autoclave horizontal de mesa, lavadora extratora de roupas de até 60 kg.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimentos e o propósito de oferecer conforto, segurança aos pacientes, profissionais atuantes na instituição e colaboradores, o Hospital de Olhos continuará investindo na ampliação e reforma da instituição ao longo de todo o ano de 2018.

Foto: Daniel Rohrig/Ascom Hospital de Olhos

Encontrar Especialista