Hospital adere à campanha de conscientização sobre o retinoblastoma promovida pelo apresentador Tiago Leifert

Hospital adere à campanha de conscientização sobre o retinoblastoma promovida pelo apresentador Tiago Leifert
Compartilhe

Dia D do movimento “De Olho nos Olhinhos” ocorrerá neste sábado (16) em diversos locais do país

Há dois anos, quando tinha apenas 11 meses de vida, a pequena Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo de câncer intraocular que se desenvolve na retina. Em janeiro de 2022, o casal decidiu compartilhar o processo de tratamento com o público, no intuito de conscientizar sobre a doença, muitas vezes silenciosa. É nesse contexto que a campanha “De Olho nos Olhinhos” será promovida neste sábado, 16 de setembro, em diversos locais do país. O Hospital de Olhos Lions Dyógenes A. Martins Pinto adere ao movimento e promove diversos conteúdos sobre o retinoblastoma em seus canais oficiais.

O médico oftalmologista do Hospital de Olhos Lions e especialista em retina, Dr. Phillype Lessa, explica que o retinoblastoma é um tumor maligno, extremamente raro, que acomete principalmente crianças antes dos 5 anos de idade.

“A doença surge das células imaturas da retina, que é a camada interna do olho responsável pela nossa visão. 90% dos casos da doença ocorrem nos primeiros anos de vida da criança, sendo a idade média de diagnóstico próxima aos 18 meses”, explica.

O especialista reforça alguns sinais aos quais os pais ou responsáveis devem ficar atentos e que podem ser um indicativo da doença.

“Na maioria das vezes, o primeiro sinal é quando ocorre uma alteração da cor do reflexo pupilar após incidência de luz nos olhos da criança. Em outras palavras, em uma foto, o reflexo saudável é de cor vermelha, mas na ocorrência de retinoblastoma, esse reflexo é esbranquiçado. Outros sinais são o estrabismo (desvio do olho), fotofobia, alteração de cor na região ocular e vermelhidão”, detalha o especialista. 

Lessa destaca ainda que o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento.

“A taxa de cura quando identificada na fase inicial é de 90%, por isso, é sempre recomendado o teste do olhinho em todos os recém-nascidos antes da alta  da maternidade e de 2 a 3 vezes ao ano em crianças nos três primeiros anos de vida. O médico oftalmologista é o profissional habilitado para a condução desse processo, que é primordial para garantir a saúde ocular dos pequenos pacientes”, complementa. 

O tratamento do retinoblastoma consiste em laserterapia, crioterapia, quimioterapia, radioterapia e enucleação, que é a retirada cirúrgica do globo ocular acometido pela doença, na hipótese do tratamento não ter a resposta esperada.

Foto capa: Reprodução/De Olho nos Olhinhos

Foto interna: Daniel Rohrig/Ascom Hospital de Olhos Lions 

Encontrar Especialista