Programa de Residência Médica em Oftalmologia, parceria da Instituição com a UFFS, formou dois novos especialistas na área
O sonho da residência médica em oftalmologia de Dr. Cássio Fachi e Dra. Kátia Gress Ribeiro da Silva teve sua etapa concluída na última terça-feira, 7 de fevereiro, com a finalização dos três anos de especialização pelo Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital de Olhos Lions, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Durante o ato solene, a Instituição formou a segunda turma de oftalmologistas com grande prestígio.
Mais de 60 convidados estiveram presentes no evento, entre representantes do poder público municipal, lideranças, corpo clínico, preceptores, membros do corpo técnico-administrativo, integrantes da Diretoria da Instituição, amigos e familiares. Em sua fala de acolhida, o coordenador do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, Dr. Carlos Ramos, destacou momentos importantes protagonizados pela dupla de residentes.
“Vamos sentir falta da intensidade de vocês, dessa busca incansável por novos desafios. Esta turma iniciou justamente no ano da pandemia, e isso implicou em várias dificuldades, assim como para todos que passaram por este momento. E ambos tiraram de letra. Obrigado por todo o esforço, por toda essa trajetória linda que vocês tiveram conosco. Desejo muito sucesso!”, celebrou Ramos.
O vice-presidente do Hospital de Olhos Lions, Adelvino Parizzi, na ocasião representando a presidente da Instituição, Janesca Maria Martins Pinto, parabenizou a turma e enfatizou momentos importantes da história de mais de 25 anos da entidade.
“Represento aqui também o Lions Internacional, este importante movimento que é a razão de existir deste Hospital. Lembro que há duas décadas e meia esse projeto era apenas um sonho, construído tijolo por tijolo pelos Leões. Hoje, também faço menção ao nosso patrono, Companheiro Leão Dyógenes A. Martins Pinto, que tanto trabalhou por essa obra. Muito sucesso aos novos médicos oftalmologistas”, frisou.
O diretor da UFFS Campus Passo Fundo, Prof. Dr. Jaime Giolo, destacou os cinco anos do Programa de Residência Médica em Oftalmologia junto ao Hospital de Olhos Lions.
“Eu estou extremamente feliz em participar deste momento e muito emocionado. Foi uma honra para nós vocês terem escolhido a UFFS e o Hospital de Olhos Lions como cenário de prática e desejo que vocês sejam muito bem sucedidos em todos os espaços que estiverem a partir de agora”, pontuou Giolo.
Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Alberi Grando, disse que a Câmara de Vereadores está à disposição do Hospital de Olhos Lions para parcerias.
“Estamos aqui recebendo dois novos médicos oftalmologistas formados por estas duas instituições tão importantes para Passo Fundo e para toda a região. Eu que também sou médico, estou muito feliz em participar deste momento. Nós sabemos da importância de termos pessoas qualificadas para atender aos nossos pacientes e tenho certeza da alta qualidade dos profissionais formados aqui. O Legislativo está à disposição para seguirmos apoiando este Hospital”, disse Grando.
O prefeito de Passo Fundo em exercício e vice-prefeito, João Pedro Nunes, exaltou a missão de ambas as Instituições na formação de novos profissionais.
“O ato de servir está latente em todos nós enquanto seres humanos. Mas entre os Clubes de Lions, observamos esse valor ainda mais presente. Este Hospital é gerido pelo Lions. Estamos prestigiando também a parceria com a UFFS que oportunizou a residência médica nesta Instituição. Meus parabéns aos novos profissionais formados e a todos os familiares aqui presentes”, finalizou Nunes.
Emoção marcou discurso dos novos médicos oftalmologistas
Com a emoção tomando conta do momento, Dr. Cássio e Dra. Kátia agradeceram as homenagens e destacaram momentos importantes dos últimos três anos de residência médica.
“Agradeço aos meus familiares que me apoiaram em toda a minha caminhada e que foram muito importantes. Aos meus preceptores que sempre estiveram dispostos a esclarecer todas as dúvidas. Meus colegas residentes que dividiram todos esses dias comigo, meu muito obrigado. Por fim, e não menos importante, meu agradecimento a toda a equipe de colaboradores deste Hospital, que fazem o dia a dia desta Instituição”, explanou Dr. Cássio.
“A residência médica é um período da vida de desenvolvimento de competências médicas. Aqui no Hospital de Olhos Lions, tivemos a oportunidade de trabalharmos ao lado de grandes médicos, que além da técnica, prezam pela humanização e sensibilidade. Quando chegamos aqui, fomos recebidos com muito carinho e atenção. Quero agradecer aos nossos mestres, aos meus colegas residentes, a administração, os colaboradores, meus familiares e amigos, por todo o apoio de sempre”, enalteceu Dra. Kátia.
Residência Médica em Oftalmologia completa cinco anos
O convênio para ofertar o Programa de Residência Médica em Oftalmologia foi assinado em 09 de outubro de 2018 entre o Hospital de Olhos Lions e a Universidade Federal da Fronteira Sul. Com início em 14 de março de 2019, o Programa inseriu a Instituição em um contexto de ensino e produção de conhecimento, a partir da união entre teoria e prática. A parceria com a UFFS torna o Hospital de Olhos Lions referência também na área de educação. Atualmente, o Hospital conta com 9 médicos residentes atuando pelo Programa.
Fotos: Daniel Rohrig/Ascom Hospital de Olhos Lions