‘Eu não estava com muita esperança de voltar enxergar’, afirma paciente do Hospital de Olhos Lions em evento no Palácio do Piratini com Eduardo Leite

‘Eu não estava com muita esperança de voltar enxergar’, afirma paciente do Hospital de Olhos Lions em evento no Palácio do Piratini com Eduardo Leite
Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro, durante um evento do governo do Rio Grande do Sul no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, um emocionante relato tomou destaque. A paciente do Hospital de Olhos Lions Dyógenes A. Martins Pinto, Evelyn Natasha Pinheiro da Rosa, compartilhou sua história de superação e recuperação da visão graças ao incansável trabalho da equipe médica do hospital.

O evento, presidido pelo governador Eduardo Leite, foi marcado por uma retrospectiva das principais ações do Executivo gaúcho em 2023. Durante essa ocasião, Evelyn, aos 17 anos, detalhou em poucas palavras como voltou a enxergar a partir do trabalho do Hospital de Olhos Lions e a aquisição de equipamentos de ponta adquiridos por meio de verba do Projeto Avançar.

A história de Evelyn se entrelaça com a recente inauguração de novos equipamentos oftalmológicos no Hospital de Olhos Lions. O governador Leite esteve presente na cerimônia, ao lado da secretária da Saúde, Arita Bergmann, onde puderam testemunhar os avanços alcançados pela instituição com os novos recursos e conhecer a jovem.

Nessa manhã, em suas palavras emocionadas, Evelyn destacou a importância do apoio que recebeu, mencionando os médicos Phillype Fernandes Lessa e Eduardo Kuchockowolec, que desempenharam papéis fundamentais em sua jornada de recuperação visual.

Mesmo tão jovem ela foi diagnosticada pela equipe do Hospital de Olhos Lions com catarata avançada causada pela diabetes. Quando chegou na emergência da entidade, ela já não enxergava, tudo tinha se tornado um borrão.

“Eu não estava com muita esperança de voltar a enxergar. Mas com o apoio da equipe deu tudo certo”, declarou ela.

No evento, que contou com a presença de apenas dois cases do RS, Eduardo Leite detalhou mais sobre o caso de Evelyn, além de demonstrar orgulho com a melhora da jovem.

“A gente fica feliz em saber disso. O hospital que conseguia fazer cerca de 200 cirurgias de catarata faz mais de 500 ao mês por causa desse equipamento e do governo do Estado. Agora tantas outras ‘Evelyns’ vão ter a vida impactada”, disse o governador.

Compra de equipamentos 

Os equipamentos adquiridos com a verba do projeto Avançar são o microscópio LEICA F20, que proporciona uma visualização ideal para diversas cirurgias oftalmológicas, e o Stellaris, considerado um dos aparelhos mais modernos da atualidade, viabilizando procedimentos de retina, descolamento de retina e cirurgias de catarata.

Com a incorporação dessas tecnologias, o Hospital de Olhos Lions aumentou significativamente sua capacidade cirúrgica, passando de 200 para mais de 500 cirurgias de catarata por mês. Esse incremento na capacidade permitirá atender um número maior de pacientes, potencializando a eficácia e resolutividade das intervenções oftalmológicas da macro região norte do RS.

Encontrar Especialista