Entenda o retinoblastoma, tipo de câncer que acometeu filha do apresentador Tiago Leifert

Entenda o retinoblastoma, tipo de câncer que acometeu filha do apresentador Tiago Leifert
Compartilhe

Médico oftalmologista do Hospital de Olhos Lions explica como identificar a doença

No último fim de semana, o jornalista e apresentador, Tiago Leifert, e sua esposa, a jornalista Daiana Garbin, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha do casal, Lua, de apenas um ano e três meses, foi diagnosticada com retinoblastoma. A doença é um tipo raro de tumor que atinge a retina, órgão diretamente responsável pela visão. Após a publicação do vídeo, o assunto passou a repercutir e a doença até então pouco conhecida ganhou espaço na mídia.

View this post on Instagram

A post shared by Tiago Leifert (@tiagoleifert)

O médico oftalmologista do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions, Dr. Adriano Bertoni Frasson, explica que o retinoblastoma é extremamente raro, com cerca de 400 casos registrados por ano no Brasil. Segundo ele, o câncer ocorre exclusivamente em crianças e pode se manifestar de diversas formas.

“Esse câncer se manifesta de diferentes formas, dependendo do estágio de evolução. No início,  pode aparecer apenas uma alteração no reflexo vermelho normal do olho, aquele que aparece ao se tirar uma fotografia. Quando existe a doença, ele aparece branco. Nos estágios mais avançados, pode começar a aparecer estrabismo, vermelhidão e dor contínua no olho e até mesmo o aumento de tamanho do globo ocular”, detalha o especialista.

Conforme o oftalmologista, há várias formas de diagnosticar a doença, inclusive já nas primeiras horas de vida dos bebês.

“O diagnóstico precoce é fundamental. O teste do olhinho (teste do reflexo vermelho) realizado no berçário até 72 horas após o nascimento da criança é a primeira triagem. Após a alta do berçário, é recomendado que se faça uma consulta de rotina com o oftalmologista entre os 6 e 12 meses de vida”, explica Dr. Adriano, ao complementar que o pediatra também realiza o teste do olhinho regularmente nas consultas de rotina até os 3 anos de idade.

O papel da oftalmologia no tratamento do retinoblastoma

O médico oftalmologista atua em todas as fases do tratamento do retinoblastoma, pontua Frasson. Desde o diagnóstico, na indicação e na realização do tratamento. Contudo, o especialista frisa que uma equipe multidisciplinar de especialistas precisa trabalhar em conjunto, como pediatras, oncologistas, radiologistas , enfermeiros, entre outros profissionais.

 

Sobre as chances de cura, Frasson revela que nos casos iniciais, este índice é altíssimo.

“A resposta ao tratamento nos estágios iniciais da doença é muito boa. Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil a cura. Infelizmente, se não for tratado, esse tipo de câncer leva ao óbito”, alerta o oftalmologista do Hospital de Olhos Lions.

O tratamento varia conforme o estágio da doença e pode envolver intervenções locais (no olho) com a utilização de laser, por exemplo, além da quimioterapia sistêmica ou até a remoção do olho comprometido, entre outras alternativas.

Consulte um oftalmologista regularmente

“O oftalmologista é o profissional que cuida da saúde dos olhos e, consequentemente, da visão das pessoas”, destaca Frasson. Segundo ele, os cuidados em relação à saúde ocular se iniciam nos bebês e devem se estender por toda a vida.

“Esses cuidados regulares são fundamentais, porque as doenças oculares variam conforme a faixa etária. E a prevenção e o diagnóstico precoce são a melhor opção”, finaliza.

 

Encontrar Especialista