Iniciativa partiu do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, com a colaboração direta de empresários da Serra Gaúcha e Clubes de Lions
A partir da filosofia leonística que difunde do engajamento em questões humanitárias por meio do voluntariado e da liderança, o Distrito Lions L D-7 levanta uma bandeira importante em tempos de pandemia: o combate da Covid-19, o novo Coronavírus. Uma parceria inédita entre Lions e o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS já intermediou a doação de 6 mil protetores faciais, utilizados por profissionais da saúde para diminuir o risco de contaminação do vírus. Parte desde material foi entregue recentemente ao Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions, em Passo Fundo.
O Governador do Distrito L D-7, DG. Irineu Cabral, explica que o Lions atenta para diversas áreas que carecem de assistência e em meio a pandemia, encontrou uma forma de colaborar na luta contra o vírus.
“O Lions, enquanto instituição no mundo todo, atende várias causas, como o combate à cegueira, meio ambiente, diabetes, combate à fome e o câncer infantil. Ainda, se mobiliza diante de catástrofes, como podemos enquadrar a pandemia do novo Coronavírus”, exemplifica Cabral.
Rede de voluntariado na linha de frente
Com o apoio direto de diversos setores, a ação foi construída a partir de diversas mãos. Cabral detalha que com a dificuldade de conseguir equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, a parceria com a UCS foi fundamental. “Os EPI’s estão escassos no mundo todo. Tivemos a honra de receber o convite do nosso assessor da governadoria, C.L Diego Piazza, que faz parte do Parque de Tecnologia da UCS, para auxiliarmos nessa ação. O Lions, então, em todas as 55 cidades que atua, fez o levantamento das necessidades e a partir disso, intermediamos a doação destes materiais”, conta o Governador.
Depois de oficializada a parceria, foi a vez dos Leões do D-7 entrarem em ação. Em uma verdadeira rede de voluntariado, sob coordenação de cada Divisão, os clubes de Lions foram a campo coletar informações para mensurar a demanda pelos materiais.
“O mapeamento foi realizado pelos Companheiros Leões e pelos presidentes das Divisões, junto a hospitais, secretarias municipais de saúde. Nesse sentido, levamos estas informações até a UCS que providenciou a produção destes materiais. É um número muito significativo. Montamos a logística e entregamos as viseiras às instituições de forma ágil, diante da necessidade”, conclui Irineu Cabral.
O projeto
A produção das viseiras (face shields) é feita em parceria com Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a empresa Grendene, em colaboração com o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS e atuação direta com empresários da Serra Gaúcha. Os equipamentos de proteção ajudam os profissionais de saúde na luta diária contra a Covid-19.
Hospital de Olhos é beneficiado com doações
Na última semana, o Hospital de Olhos Lions recebeu 50 unidades dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), imprescindíveis para a segurança dos profissionais de saúde. Ao todo, foram 790 unidades doadas para entidades de saúde de Passo Fundo: foram 300 protetores faciais para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e outros 150 destinados ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. O Lions Clube de Coxilha também recebeu 15 unidades para reforçar a proteção dos profissionais que atuam no município.
Leia mais:
Hospital de Olhos Lions recebe doação de 50 protetores faciais para segurança dos profissionais
Foto: Divulgação/Hospital de Olhos Lions