Dia Mundial da Saúde Ocular: saiba quando a dor de cabeça em crianças pode ser sinônimo de doenças

Dia Mundial da Saúde Ocular: saiba quando a dor de cabeça em crianças pode ser sinônimo de doenças
Compartilhe


Médica oftalmologista do Hospital de Olhos Lions esclarece principais dúvidas sobre o assunto

Dor de cabeça na criança, pode ser um sinal de doença ocular? Ao ser pesquisada nos principais sites de busca da internet, os resultados são tantos quanto as dúvidas da população em geral sobre o assunto. Para se ter uma resposta certeira sobre o diagnóstico, na maioria das vezes, é necessário consultar mais do que um profissional. No Dia Mundial da Saúde Ocular, lembrando nesta quarta-feira (10), o assunto chama a atenção dos especialistas para a causa.

A médica oftalmologista do Hospital de Olhos Dyógines A. Marints Pinto Lions, Thaíse Federizzi, explica que diariamente crianças com queixa de dor de cabeça chegam no consultório do oftalmologista. Sobre o fato de estarem diretamente ligadas a problemas na visão, a especialista afirma que não há motivos para pânico.
“Primeiramente, é preciso entender que a maioria dos casos de dor de cabeça não está relacionada a problemas oculares, especialmente na população infantil. Diante deste sintoma, é importante investigar com o pediatra outras causas como sinusite, alteração da alimentação, distúrbio do sono, enxaqueca, que podem estar associados a dor de cabeça na criança”, tranquiliza a profissional.

Contudo, nem sempre os sintomas de dor de cabeça podem não representar preocupação quanto a visão. Em alguns casos, alterações visuais podem sim estar relacionadas a dores de cabeça, cansaço visual e desconforto ao redor dos olhos. Thaíse recomenda relatar o contexto na consulta ao oftalmologista, sempre que o assunto demandar preocupação.
“Na consulta oftalmológica, o exame ocular será completo, com o intuito de buscar as possíveis causas que possam levar a uma dor de cabeça na população infantil. Por exemplo, a presença significativa de grau o que leva a necessidade de se usar óculos, alterações na pressão intraocular, inflamação, estrabismo e avaliação do fundo de olho”, complementa

Técnicas para identificar problemas de visão

A médica oftalmologista do Hospital de Olhos Lions atenta para os procedimentos adotados em consultório que auxiliam no diagnóstico preciso de doenças oculares. “É fundamental que o exame oftalmológico nessa população seja feito sob a dilatação pupilar, através do uso de colírios no consultório, para que a medição do grau ocular e avaliação do fundo de olho sejam adequadas”, frisa.

Ainda assim, Thaíse alerta para o papel dos pais na identificação precoce dos problemas, para evitar assim, o agravamento dos distúrbios no futuro.“Mesmo que a criança não apresente nenhuma queixa, é importante que a primeira visita ao oftalmologista seja precoce, antes que o pequeno chegue no processo de alfabetização, momento em que a visão da criança ainda possa ser estimulada a ser 100%.”, finaliza.

Encontrar Especialista