Após três anos dedicados a se tornar um especialista, Dr. Cassio Fachi passa a integrar o corpo clínico do Hospital de Olhos Lions como médico oftalmologista
As fotos da formatura da segunda turma do Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto e Universidade Federal da Fronteira Sul estão repletas de sorrisos sinceros. Além delas, as lembranças de Cassio Fachi, 32 anos, ainda são capazes de traduzir a alegria daquele 8 de fevereiro de 2023. Na ocasião, Fachi se tornava, oficialmente, médico oftalmologista formado pela Instituição. Mas a história ainda teria muitos capítulos pela frente.
Às vésperas de comemorar o Dia do Oftalmologista, celebrado no próximo dia 07 de maio – pela primeira vez com o título de especialista – Fachi relembra a trajetória até aqui. Natural do município de Barros Cassal, saiu de casa ainda aos 16 anos para concluir o ensino médio e dar início a realização do sonho de ser médico.
“Ingressei na medicina pela Universidade Luterana do Brasil, na cidade de Canoas, onde me formei em 2018. A graduação foi um misto de realizações com dificuldades, conhecendo muitas áreas dentro da medicina, vivenciando a realidade das pessoas. Cada vez mais eu tinha certeza de que eu não poderia ter escolhido outra profissão se não a medicina, é fascinante”, relata.
Depois da formatura, a dúvida foi uma companheira de Fachi. Mas em meio às incertezas, a convicção de fazer a diferença na vida das pessoas trouxe a oftalmologia como resposta.
“Foi nessa época de incertezas que a oftalmologia despertou muito interesse, haja vista a alta resolubilidade que nossa área apresenta, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que é o nosso principal objetivo. Ajudar um paciente a enxergar o mundo melhor, não tem preço”, conta.
O sonho se tornava realidade
Decidir a especialidade não foi uma tarefa fácil, mas a certeza da escolha do cenário de prática foi um dos acertos imediatos de Fachi. Segundo ele, no Hospital de Olhos Lions, o apoio e os ensinamentos dos preceptores foi fundamental para a formação enquanto profissional.
“Os meus mestres, além de colegas, foram amigos, sempre dispostos a contribuir com seus conhecimentos, sem falar na estrutura que pude usufruir para realizarmos nosso trabalho”, lembra o especialista.
Formado pela segunda turma de médicos oftalmologistas da história do Hospital de Olhos Lions, Cassio Fachi escreverá ainda mais páginas nesta história de sucesso, pois foi o primeiro residente a fazer parte do corpo clínico da Instituição.
“Meu eterno obrigado! Agora, tenho o prazer de trabalhar com as pessoas que me ensinaram durante esses três anos e sem dúvidas são minha maior inspiração na oftalmologia, sendo assim, me sinto honrado e cada dia mais realizado”, comemora.
Parabéns a todos os médicos oftalmologistas
A história de Cassio Fachi também faz parte da história do Hospital de Olhos Lions, que desde 2019, atua na formação de novos profissionais. O médico oftalmologista faz com que as pessoas possam enxergar um mundo mais belo. Há mais de 25 anos, a Instituição atua no combate à cegueira e no aumento da qualidade de vida de quase 2 milhões de gaúchos.
Fotos: Daniel Rohrig/Ascom Hospital de Olhos Lions