Referência na prestação de serviços em saúde oftalmológica na região Sul do país, o Hospital de Olhos recebeu, nesta semana, a visita de uma das consultoras responsáveis pelo levantamento de informações que estão compondo o Cluster de Saúde de Passo Fundo, um projeto iniciado em 2016 reunindo dezenas de instituições médicas, de ensino e pesquisa e representativas de classe do município.
Segundo a consultora da empresa Produttare, Vivian Adami, o objetivo da visita foi o de apresentar o questionário que está sendo encaminhado aos hospitais, profissionais médicos, clínicas e instituições de ensino com cursos na área da saúde. “Este questionário, aprovado pelo grupo gestor que se formou para coordenar as ações do Cluster, vai nos apontar os pontos fortes de Passo Fundo nesta área, revelando também novas oportunidades, campos de atuação e projetos que podem agregar valor ao município”, destacou ela.
O administrador do Hospital de Olhos, Ivan Paulo Xavier de Freitas, reuniu-se com a consultora para validar o documento e conhecer as ações que já estão sendo executadas para a formação do Cluster. “Participamos das primeiras reuniões sobre o assunto e acreditamos que temos um bom caminho para ser percorrido. O Hospital de Olhos é especializado em oftalmologia e está trabalhando para qualificar ainda mais seu corpo clínico e o centro de diagnósticos, permitindo ampliações nos atendimentos”, resumiu ele, comentando a soma de esforços locais pode trazer resultados futuros positivos.
O que é o Cluster?
O conceito de cluster vem da união de empresas ou segmentos que tem atividades em comum e que, de maneira conjunta, visam agregar ações. É com esse foco que Passo Fundo lançou, em maio deste ano, a Associação Pró-Cluster de Saúde.