Conheça a plástica ocular, especialidade disponível no Hospital de Olhos Lions

Conheça a plástica ocular, especialidade disponível no Hospital de Olhos Lions
Compartilhe

Instituição concentra alta tecnologia para a realização de procedimentos

Além de ser referência em saúde da visão e no combate à cegueira para quase 2 milhões de gaúchos da macrorregião Norte do Estado, o Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto também se destaca pela grande diversidade de especialidades ofertadas aos pacientes. No rol de serviços, a plástica ocular ganha espaço, tanto pelo viés reparador quanto estético. 

O médico oftalmologista e especialista em plástica ocular, Dr. Carlos Ramos, detalha que a especialidade engloba todas as patologias relacionadas às pálpebras, como tumores, malformações, reconstruções pós-trauma ou pós-cirúrgicas, mal posicionamento das pálpebras e cílios, além dos aspectos relacionados às vias lacrimais.

“Na plástica ocular, nós temos as cirurgias estéticas ou cosméticas que visam a adequação ou correções pertinentes para esse fim exclusivamente, e por outro lado, temos a cirurgia reparadora que visa o restabelecimento da função perdida em parte ou totalmente devido ao avançado da idade, acidente ou um tumor, por exemplo. Porém, não se deve fazer uma cirurgia estética sem respeitar os limites da fisiologia palpebral. Também é verdade que se deve fazer uma cirurgia reparadora visando função, mas com a associação da correção estética sempre que possível. Ou seja, uma deve complementar a outra”, explica Ramos. 

 

Em quais situações a plástica ocular é recomendada?

Segundo o especialista, quando o assunto é uma cirurgia reparadora, pode-se citar os exemplos dos procedimentos de Ptose (pálpebra caída), entrópio (pálpebra invertida), triquíase (cílios mal posicionados) e tumores (reconstruções). Do ponto de vista estético, a mais comum é a blefaroplastia, que pode ser apenas superior ou superior e inferior. Este procedimento, de acordo com Ramos, visa a adequação estética e funcional das pálpebras retirando o excesso de tecido e reposicionando as bolsas de gordura, quando necessário.

“Ainda sobre a questão da plástica ocular, e que também serve para todas as demais especialidades, tenho o orgulho de fazer parte de uma Instituição que dispõe de um dos melhores centros cirúrgicos do Rio Grande do Sul, que é o Hospital de Olhos Lions. Aqui temos todas as condições técnicas necessárias, equipamentos de última geração e colaboradores treinados, tanto para meu conforto como profissional e também do meu paciente”, reforma o médico oftalmologista

Plástica ocular também pode devolver a autoestima do paciente

Ramos frisa que as cirurgias estéticas favorecem muito no incremento da autoestima dos pacientes, fator considerado sempre muito positivo para qualquer procedimento cirúrgico.

“Vale lembrar que sempre se deve orientar, explicar e exemplificar o procedimento e seus resultados para aumentar ainda mais a confiança do paciente em sua cirurgia, resultados e em seu médico”, finaliza.

Encontrar Especialista