O Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto disponibiliza infraestrutura tecnológica completa para a realização de exames de alto padrão. Um deles é a angiografia fluoresceínica, realizado para avaliar as condições dos vasos sanguíneos da retina e da coróide (camada vascular da parede do globo ocular).
O médico oftalmologista e especialista em retina e vítreo, Dr. Phillype Fernandes Lessa, explica que para a realização do exame, é necessário utilizar colírios para dilatação da pupila e injetar um corante intravenoso chamado de fluoresceína sódica.
“Após alguns segundos, o contraste atinge a circulação ocular, onde pode ser observado através de uma câmera fotográfica especial que usa filtros de luz para melhor visualização do contraste, e assim, avaliar a integridade dos vasos da retina, da coróide e epitélio pigmentar da retina”, detalha.
O exame é utilizado para diagnósticos de doenças como degeneração macular, retinopatia diabética, distrofias retinianas, retinopatia serosa central, uveites/coroidites, traumas, oclusões venosas e arteriais, entre outras.
O resultado do exame pode variar conforme a patologia e a necessidade de complementação com outros exames para o diagnóstico completo, entretanto, quando o exame é normal ou uma patologia comum, como o diabetes, o resultado pode ser dado no término do exame.