Compromisso e dedicação reforçam proposta de atendimento

Compromisso e dedicação reforçam proposta de atendimento
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Enquanto os conselhos Administrativo, Deliberativo e Curador e a diretoria do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto elaboram planos de ação, traçam metas e novos objetivos e asseguram a execução de projetos que reforçam o grau de excelência conquistado pela instituição no atendimento e tratamento da saúde da visão, os colaboradores que atuam nos diversos setores funcionais colocam em prática uma das missões mais importantes do Lions Internacional, que é a de bem servir. “Aqui nós recebemos todos os pacientes da melhor maneira possível, sejam eles vindos de encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), dos convênios com planos de saúde e prefeituras ou privados”, relata uma das recepcionistas e responsáveis pelo cadastro inicial de pacientes, Vanessa Martins Paris.

Colaborada no Hospital há quatro anos, Vanessa é uma das responsáveis por garantir o início dos atendimentos aos pacientes. “Eu os recepciono, faço o cadastro e encaminho para a triagem. É uma atividade boa de ser exercida e eu gosto de atender o público. Além de conhecer muitas pessoas ainda tenho a possibilidade de contribuir e auxiliar para que os pacientes possam ter sucessos em seus tratamentos”, comenta ela.

É esta ideia de que cada um dos colaboradores põe em funcionamento o todo do Hospital que transforma o trabalho em uma atividade de ajuda solidária. “Desde que estou na recepção já ouvi muitas histórias de pessoas que tinham problemas muito graves de visão e que, depois de serem atendidas pelos médicos oftalmologistas, recuperaram a graça de ver”, conta ela, recordando de uma história recente em que um paciente idoso saiu de consultório radiante. “Ele foi muito simpático antes de entrar no consultório e, depois de sair, disse, brincando, que ia poder ir nos bailes da Terceira Idade e escolher a mulher mais bonita para dançar, porque ele ia enxergar. Então, são esses relatos que nos deixam com a sensação de dever cumprido”.

 

Desafios constantes

Tatiane Borges é uma das colaboradoras mais antigas em atividade no Hospital de Olhos. Com 14 anos de serviços prestados à instituição, ela já exerceu diferentes funções. Atualmente, ela atua como auxiliar administrativo, responsável por fazer a intermediação entre o Hospital e o Sistema Único de Saúde (SUS). “Minha função é fazer o faturamento com o SUS e atualizar nosso cadastro no Cadastro Nacional de Saúde. É uma atividade mais interna e burocrática, mas já ocupei outros postos ao longo destes 14 anos de Hospital”, comenta ela, acrescentando que o Hospital se desenvolveu muito nestes anos, mas ainda precisa vencer desafios diários, como a humanização do atendimento. 

Para ela, é fundamental que todos os pacientes sejam recebidos da melhor forma. “Isso inclui desde a recepção aos tratamentos. O Hospital já melhorou muito em todos os aspectos, mas ainda temos que qualificar bastante”, observa Tatiane, complementando que a expansão da área física do prédio e os novos consultórios, além da reforma na atual estrutura, podem garantir o atendimento dessas necessidades. “Eu penso que a gente precisa ter condições de receber todos os pacientes com o mesmo conforto. Hoje, isso está comprometido em razão do espaço físico. Com a reforma e a ampliação o Hospital vai ter condições de oferecer isso”.

Apesar de o espaço ser, atualmente, insuficiente para comportar toda a demanda, Tatiane acredita que a resolutividade dos tratamento e a competência do corpo clínico são aspectos fundamentais. “Todos os pacientes, sejam eles oriundos do SUS, dos convênios ou dos planos de saúde privados recebem o mesmo tratamento, com a mesma qualidade. Isso é uma característica fundamental do Hospital de Olhos”, defende ela.

 

 

 

Diálogo direto com os pacientes

Rharla Karina Santana também já exerceu diversas funções dentro do Hospital de Olhos. Colaboradora da instituição há oito anos, ela é, atualmente, responsável pelos agendamentos dos procedimentos no Centro Cirúrgico. “Faço os contatos com os pacientes, informo sobre os procedimentos pré e pós-cirúrgico e também auxilio no contato com os médicos”, relata ela, comentando que há muitas histórias emocionantes nesta função. “Tem relatos de pacientes que após a cirurgia de cataratas, por exemplo, teve uma melhora significativa na sua qualidade de vida isso chega a ser gratificante”.

Com a ampliação e a reforma da estrutura do Hospital, Rharla acredita que a lista de espera para os procedimentos cirúrgicos pode ser diminuída. “Uma das minhas maiores alegrias é poder entrar em contato com os pacientes no menor tempo possível para agendar os procedimentos cirúrgicos. Com a obra de ampliação e a melhoria do atual prédio eu acredito que vai aumentar também a nossa capacidade de atendimento, o que vai se refletir nas cirurgias”, finaliza.

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