Obra do leonismo e missão difundida internacionalmente pelos clubes de Lions, servir e ajudar são verbos de ação para os companheiros leões dos mais de 70 clubes que compõem o Distrito LD 7. Por isso, campanhas e ações sociais promovidas com o objetivo de arrecadar recursos financeiros são comuns na região. “Estas doações oriundas dos clubes de Lions, do Distrito LD 7 e da Fundação Internacional são o que mantém o Hospital de Olhos em funcionamento, com possibilidade de implementar novas tecnologias, agregar ainda mais qualidade aos serviços e também garantir a execução de obras fundamentais, como a ampliação que estamos realizando atualmente”, afirma o presidente do Hospital, Adelar Lucietto.
Conforme ele, é o apoio dos clubes que fortalece o vínculo entre a instituição e os mais de dois mil companheiros leões que pertencem ao Distrito. “Toda a ajuda é sempre muito bem vinda. Muitas vezes, os clubes não conseguem fazer doações, mas fazem a compra antecipada de consultas, ou nos colocam em contato com convênios diversos, permitindo que haja esse crescimento econômico necessário para manter toda a estrutura e o funcionamento do Hospital”, observa o presidente do Hospital.
Um destes clubes que organiza ações internas, difunde o trabalho do Hospital e ainda faz a compra de consultas antecipadas que, posteriormente, são doadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social é o Lions Clube de Tapejara. De acordo com o presidente do Clube, CL Cristiano da Silva, todos os companheiros Leões se envolvem com as campanhas, porque conhecem o Hospital e a seriedade com que o trabalho é desempenhado. “Para nós, do Lions Tapejara, contribuir com essa missão do Lions é fazer valer aquilo que preconiza o leonismo, que é servir”, relata Silva.
Ajuda coletiva
Uma das maneiras encontradas pelo Lions de Tapejara para ajudar o Hospital de Olhos é fazendo o processo de aquisição de consultas antecipadas. “Nós reunimos o recurso no Clube e depois compramos estas consultas. Em seguida, o Lions em Tapejara promove campanhas de doação para a comunidade, auxiliando pessoas que não teriam condições de arcar com o custo da consulta e também não conseguiram encaminhamento via Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o presidente do Lions local, complementando que a ampliação e a reforma que estão sendo realizadas dará aumento de capacidade de atendimento. “E manter essa obra funcionando é responsabilidade de todos os clubes de Lions”.
Situação semelhante ocorre em Vacaria, afirmam as companheiras Leões, Marinez e Eneida. “Todos os esforços são pelo bem coletivo e reforçam o compromisso do Lions com as comunidades”, relatam.
Benefício comprovado
O Lions Clube Guaporé é outra entidade que, frequentemente, destina recursos e promove campanhas em prol do Hospital de Olhos. Recentemente, a secretária do Clube deste Ano Leonístico, Mariza Pulga, esteve na instituição acompanhando a sobrinha, a bibliotecária Nicole Tirello, que reside em Porto Alegre, para uma consulta oftalmológica. “Já conhecia a obra do Hospital, mas esta é a primeira vez que venho pessoalmente. Me sinto segura e confiante no trabalho que é realizado aqui, por isso trouxe minha sobrinha para buscar tratamento em Passo Fundo”, relatou ela.
Nicole tem uma patologia de visão que afeta sua qualidade de vida. “Procurei tratamento com diversos profissionais, mas nenhum deles encontrou uma alternativa para minha situação. Agora vamos iniciar um processo aqui no Hospital de Olhos, porque minha tia conhece a obra do Lions, ajuda a organizar campanhas em Guaporé e elogia muito toda essa estrutura. Desde que cheguei, pela manhã, fui muito bem recebida e estou animada e com muita expectativa positiva”, contou ela.
Para Mariza, a concretização do Hospital no Distrito LD 7, as ações promovidas pelos clubes de Lions e toda a ajuda financeira obtida para manter a estrutura são partes fundamentais da missão leonística de servir ao próximo. “O Distrito LD 7 precisa se orgulhar muito desta obra, reforçar cada vez mais as campanhas e continuar ajudando essa que é uma das atividades mais concretas do leonismo. Fiquei muito contente de poder ter conhecido o Hospital. Vou retornar para Guaporé e falar aos meus companheiros sobre tudo isso”, finalizou.
Quer conferir as doações dos clubes em 2016? Confere as imagens na nossa Galeria, logo abaixo!