Aula inaugural do Programa de Residência Médica em Oftalmologia marca nova fase na história de excelência do Hospital de Olhos Lions e UFFS

Aula inaugural do Programa de Residência Médica em Oftalmologia marca nova fase na história de excelência do Hospital de Olhos Lions e UFFS
Compartilhe

Evento contou com grande participação de  lideranças políticas, comunidade médica, educacional e companheiros do Lions Clube, importantes agentes de transformação na trajetória de sucesso da instituição

Justo no Dia do Oftalmologista, comemorado em 07 de maio, o Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions abriu suas portas para receber a comunidade e apresentar, em uma parceria de sucesso com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Programa de Residência Médica em Oftalmologia. A entidade referência em saúde da visão – e agora destaque também na área do ensino – é a sétima instituição gaúcha a promover a especialidade. Cerca de 80 convidados participaram da solenidade, entre lideranças do Poder Público, autoridades ligadas à medicina e a oftalmologia, como o quadro de profissionais da instituição, além do setor pedagógico, educacional e companheiros dos Clubes de Lions do Distrito LD-7.

Em seu pronunciamento, a presidente do Hospital de Olhos Lions, Janesca Maria Martins Pinto, reforçou que a inserção dos médicos residentes contagia o qualificado corpo clínico que atua na instituição na busca pelo conhecimento, para assim, repassar teoria e prática aos jovens profissionais. “Hoje, inicia de uma forma mais efetiva a formação, ensino e pesquisa, um passo histórico de um projeto alicerçado no espírito leonístico do servir. Estando presidente desta grande instituição, agradeço aos visionários Leões do mundo que empunharam a bandeira de combate à cegueira e em especial, aos bravos homens que não se apequenaram diante desta grande obra”, ponderou Janesca, ao salientar a importância do Lions Clube no contexto que envolve a instituição desde a sua fundação.

Atuante desde a criação do Hospital, o vice-presidente da entidade, Adelvino Parizzi, definiu o momento como a realização de um sonho. “A programação do Lions Clube Internacional é a visão em primeiro lugar, em que todos os clubes do mundo necessitam ter um programa que aborde esta linha. Nós, aqui, conseguimos construir este Hospital, mas faltava a residência médica para completar este sonho. Hoje, é um dia histórico porque a residência médica vai transformar nossa entidade e colocá-la como referência, pelo ensino e pelo atendimento. O Distrito Lions LD-7 está realizado e também será responsável por formar profissionais nesta filosofia do movimento”, destacou.

O administrador do Hospital, Ivan Freitas, ressaltou que a entidade enfrentou um longo e rigoroso processo até a implantação do programa de residência e que obteve êxito em toda a caminhada que antecedeu o início das atividades. “Passamos por inúmeras avaliações, reuniões e visitas técnicas do Ministério da Educação para que hoje, pudéssemos entregar mais este avanço à comunidade. Além de servir como referência para a comunidade, vamos formar novos profissionais. Tudo isso dentro da filosofia do Lions Clube, de preconizar a visão. É um dia histórico para todos nós”, comemorou.

Ao prestigiar o evento o Governador do Distrito Lions LD-7 para o AL 2018/2019, Ilceu Adir Ferraz, comentou que a implantação do programa traz a responsabilidade de formar profissionais cada vez mais capacitados para atuar na especialidade da oftalmologia. “Uma das áreas, e talvez a mais importante da ação do Lions Internacional é a visão, e aqui nós alcançamos a comunidade por meio do Hospital de Olhos com certa facilidade, devido a sua amplitude e de levar o servir a população, não só aos companheiros como a outras pessoas que são atendidas. Formar profissionais potencializa também todos estes aspectos”, frisou Ferraz.

O campo do ensino e a parceria com a UFFS

Destaque por oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é protagonista na nova fase vivida pelo Hospital de Olhos Lions. O diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei Farias – ao representar o reitor da instituição Jaime Giolo – enfatizou que a aula inaugural marca a história de ensino de ambas as instituições. “Celebramos uma nova fase. O Hospital será como uma espécie de escola para os jovens médicos. O programa coloca a instituição no seleto hall de entidades que possuem residência em oftalmologia. A entrada dos alunos será anual, com processo de seleção aberto geralmente no mês de dezembro e início das aulas no mês de março do ano posterior. Anualmente, teremos a entrada de novas turmas e logo logo veremos vários residentes”, exemplificou.

Segundo o supervisor do programa, Dr. Carlos Ramos, ao fim de três anos de residência, o profissional estará formado e gabaritado em oftalmologia, agregando ao currículo uma instituição que dispõe de alto aparato tecnológico, estrutura e demanda de atendimento como nos grandes centros de saúde nas capitais, por exemplo. “Esta nova fase insere a instituição em um contexto de ensino e produção de conhecimento, a partir da união entre a teoria e a prática. A parceria com a UFFS torna o Hospital de Olhos Lions referência também na área de educação”. Ramos ministrou a aula inaugural que pode expor de forma introdutória como serão as atividades desenvolvidas.

O coordenador das Residências Médicas da UFFS, Jairo Caovilla, projetou que a residência em oftalmologia terá impactos positivos além dos limites de Passo Fundo. “A criação de um programa de residência em oftalmologia é um projeto bem maior do que apenas dentro dos limites de Passo Fundo. Capacita profissionais em uma área muito concorrida, que carece de profissionais. Certamente a visão é um dos bens mais importantes que o ser humano dispõe e demanda profissionais de alto gabarito”, pontou.

Poder Público prestigia evento

O Prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, declarou que tanto a UFFS quanto o Hospital de Olhos são instituições reconhecidas quando o assunto é a saúde no interior do Rio Grande do Sul. “Parcerias assim acabam construindo Passo Fundo como uma das principais cidades quando se fala em saúde no Estado. Temos um convênio com a entidade chamado ‘Olhar de Criança’, com uma rede municipal infantil com mais de 16 mil alunos, crianças das escolas municipais que são examinadas, vem para cá, realizam consultas e recebem um óculos no final. Gesto aparentemente pequeno, mas que faz toda a diferença para quem quer aprender”, concluiu o gestor municipal. Representantes do Poder Legislativo, como os vereadores Alex Necker (PcdoB) e Luiz Miguel Scheis (PDT) também estiveram presentes.

Fotos: Daniel Rohrig/Hospital de Olhos Lions

Encontrar Especialista