Abril marrom: campanha alerta para prevenção e combate à cegueira

Abril marrom: campanha alerta para prevenção e combate à cegueira
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No mês dedicado à prevenção e combate à cegueira, o Abril Marrom enfatiza a conscientização da população sobre as principais causas dessa condição e a importância do diagnóstico precoce. No Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto de Passo Fundo, em 2023 foram realizados mais de 126 mil exames, cirurgias e consultas que refletem o comprometimento com a campanha.   

Segundo o Dr. Carlos Ricardo de Camargo Ramos, Diretor Técnico e Coordenador da Residência do Hospital, as principais doenças que podem levar à cegueira incluem: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética. Tais condições representam sérios riscos para a saúde ocular, mas muitas vezes podem ser prevenidas ou tratadas com intervenções adequadas.

“Atualmente com a tendência global, que vem sendo acompanhada pelo Brasil, estamos tendo uma inversão da pirâmide etária populacional, com um aumento da população idosa e consequentemente o aumento no número de pacientes com as doenças acima citadas”, explica o especialista. 

Recentemente, uma pesquisa conduzida pela Universidade de São Paulo revelou um cenário alarmante: até 2050, os casos de cegueira e deficiência visual devem dobrar globalmente. O estudo do Grupo de Especialistas em Perda de Visão (VLEG) da USP prevê que, em menos de três décadas, 61 milhões de pessoas serão cegas, 474 milhões terão deficiência visual moderada a severa e 360 milhões terão deficiência visual leve.

Diante desse panorama preocupante, a importância do diagnóstico precoce torna-se evidente. “O Abril Marrom não apenas destaca a necessidade de conscientização sobre as doenças oculares, mas também enfatiza a importância de exames oftalmológicos regulares para detectar problemas de visão antes que se tornem irreversíveis”, recomenda Dr. Carlos. 

Como surgiu a data?

O Abril Marrom teve sua origem em 2016, por iniciativa do Professor Doutor Suel Abujamra, renomado médico oftalmologista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).  A escolha do mês para essa campanha é estratégica. Este mês abriga o Dia Nacional do Braille, celebrado em 8 de abril, data que marca o nascimento de José Álvares de Azevedo, responsável por introduzir o alfabeto Braille no Brasil em 1850. Já a cor marrom foi escolhida por ser a cor predominante das íris dos brasileiros.

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